agosto 04, 2009

"GRIPE SUÍNA" ou GRIPE A (H1N1)



MEDIDAS PARA EVITAR A INFECÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR


(1) EVITE o ar condicionado!
A doença é contraída por via aérea, de pessoa para pessoa, principalmente por meio de tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas, e em locais fechados. Por isso, estimule seu filho/aluno - ser mais tolerante com o calor e junto aos colegas permanecer o maior tempo da aula com a sala aberta;

(2) SIGA as orientações dos órgãos oficiais para os estudantes e suas famílias!
Estudantes com sintomas de gripe não devem ir à escola até se recuperarem completamente, recomendam os ministérios da Saúde e da Educação. A orientação dos órgãos oficiais tem como objetivo reforçar a prevenção contra a nova gripe e evitar que alunos infectados transmitam à doença a seus colegas. Nossos Professores e Coordenadores permanecem atentos e apóiam os alunos com sintomas a retornar às suas casas, imediatamente.

(3) PROCEDA, no caso de suspeita de gripe suína!
Quem teve os sintomas de gripe nos últimos 10 dias precisa procurar um médico. Vale recorrer a um médico de confiança ou serviço de saúde mais próximo. "A criança ou adolescente com suspeita de gripe suína deve ser afastada até diagnóstico", afirma o pediatra Alessandro Dane si, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo (SP). Não é possível diagnosticar a gripe suína sem a realização de um exame laboratorial. "Se a doença for confirmada, o paciente deve ficar em observação, em casa", completa Danesi. A grande maioria dos infectados se recupera rapidamente, sem necessidade do uso de medicamento antiviral. Pais e responsáveis devem levar seus filhos aos postos de saúde ao consultório médico de confiança ao perceberem os primeiros sinais de uma gripe. "Os pais devem ter bom senso e procurar o médico da criança sempre que seja necessário", explica o infectologista pediátrico Márcio Moreira, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP). Os sintomas da gripe suína incluem febre repentina acima de 38° C, tosse, coriza, dores musculares, nas articulações e dor de cabeça.

(4) ESTIMULE as medidas de higiene básica!
􀂙 É importante criar o hábito de lavar bem as mãos com água e sabão várias vezes ao dia;
􀂙 Evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com mesas, balcões, maçanetas (carro e portas);
􀂙 Não compartilhar objetos de uso pessoal;
􀂙 Cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar;
􀂙 Não usar lenço de tecido ou fralda para assuar o nariz ou limpar a boca;
􀂙 Manter os ambientes ventilados;
􀂙 Higienizar as mãos com água e sabão antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz e após tossir, espirrar ou usar o banheiro. A boa higiene pessoal, principalmente, o ato de lavar as mãos com cuidado, esfregando não apenas a palma, mas também o dorso e a área dos punhos é medida importante para a prevenção.

(5) CAPACITE o seu empregado domestico a agir corretamente e seguir as recomendações do Ministério da Saúde quanto às medidas de prevenção da gripe suína:

(6) CONHEÇA algumas orientações repassadas aos nossos colaboradores:
Medidas que posso tomar para evitar a infecção?

1. Evite aproximar-se das pessoas que parecem não estar bem e que tenham febre e tosse. (sendo inevitável – use a máscara individual)

2. Lave as mãos várias vezes durante o dia - além das vezes que você já lavava normalmente - a higiene manual podem ajudar a reduzir a transmissão de viroses, incluindo a gripe suína em humanos.

3. Limpe bem seus objetos de trabalho;

4. Limpe, com álcool 70, pelo menos duas vezes por turno: as mesas de trabalho;

5. Cubra, e ensine aos alunos, cobrir a boca e o nariz quando tossindo ou espirrando - use um lenço de papel quando possível e jogando-o fora logo após o uso – não permita que seu aluno use lenço de tecido ou limpe o nariz nas roupas;

6. Acompanhe seus alunos para lavar as mãos freqüentemente – para evitar que o vírus se propague de suas mãos para a face ou para outra pessoa - use água + sabão (no caso de sabonete líquido derrame uma gota de sabonete líquido em cada mão da criança)

7. Limpe a maçaneta de portas com freqüência, usando produtos normais de limpeza.

8. Ao cuidar de uma pessoa gripada, use máscara cobrindo o nariz e a boca – uma simples ação capaz de diminuir o risco de transmissão – faça isso com naturalidade e seja responsável.

9. Observe o aluno sem alarmismo – constatando febre alta, tosse, falta de apetite informe imediatamente a Coordenação e colabore com as famílias de modo que o aluno permaneça ausente do colégio durante o período crítico enviando as lições para casa até passar o período de diagnóstico (48 horas, aproximadamente).

Referências:
1. http://educarparacrescer.abril.uol.com.br/comportamento/gripe-suina-escola-486680.shtml.
2. LDBEN,9394/96

Nenhum comentário:

Postar um comentário