dezembro 06, 2009
PROJETO: TRABALHANDO COM O NOME
Conteúdo
Leitura e escrita de nomes próprios
Ano
Educação Infantil, 1º e 2ª séries
Tempo estimado
Um mês
Introdução
Por que trabalhar com os nomes próprios? As crianças que estão se alfabetizando podem e devem aprender muitas coisas a partir de um trabalho intencional com os nomes próprios da classe.
Objetivos
Estas atividades permitem aos alunos as seguintes aprendizagens:
• Diferenciar letras e desenhos;
Diferenciar letras e números;
• Diferenciar letras, umas das outras;
• A quantidade de letras usadas para escrever cada nome;
• Função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória da escrita) etc;
• Orientação da escrita: da esquerda para a direita;
• Que se escreve para resolver alguns problemas práticos;
• O nome das letras;
• Um amplo repertório de letras (a diversidade e a quantidade de nomes numa mesma sala);
Habilidades grafo-motoras;
• Uma fonte de consulta para escrever outras palavras.
O nome próprio tem uma característica: é fixo, sempre igual.
Uma vez aprendido, mesmo o aluno com hipóteses não alfabéticas sobre a escrita não escreve seu próprio nome segundo suas suposições, mas, sim, respeitando as restrições do modelo apresentado. As atividades com os nomes próprios devem ser seqüenciadas para que possibilitem as aprendizagens mencionadas acima.
Uma proposta significativa de alfabetização, aquela que visa formar leitores e escritores, e não mero decifradores do sistema, não pode pensar em atividades para nível 1, nível 2, nível 3...
É preciso considerar:
• Os conhecimentos prévios dos alunos.
• O grau de habilidade no uso do sistema alfabético. • As características concretas do grupo.
• As diferenças individuais.
Seqüência de atividades
1. Selecione situações em que se faz necessário escrever e ler nomes.
Alguns exemplos: Escrever o nome de colegas para identificar papéis, cadernos, desenhos (pedir que os alunos distribuam tentando ler os nomes). Lista de chamada da classe. Ler cartões com nomes para saber em que lugar cada um deve sentar; para saber, quem são os ajudantes do dia, etc.
2. Peça a leitura e interpretação de nomes escritos.
3. Prepare oralmente a escrita: discuta com as crianças, se necessário, qual o nome a ser escrito dependendo da situação. Se for para identificar material do aluno, use etiquetas; para lista de chamada use papel sulfite ou papel craft.
4. Seja bem claro nas recomendações: explicite o que deverá ser escrito, onde fazê-lo e como, que tipo de letra usar, etc
5. Peça a escrita dos nomes: com e sem modelo. Objetivos
Ao final das atividades, o aluno deve:
Reconhecer as situações onde faz sentido utilizar nomes próprios: para etiquetar materiais, identificar pertences, registrar a presença em sala de aula (chamada), organizar listas de trabalho e brincadeiras, etc.
Identificar a escrita do próprio nome.
Escrever com e sem modelo o próprio nome.
Ampliar o repertório de conhecimento de letras. Interpretar as escritas dos nomes dos colegas da turma.
Utilizar o conhecimento sobre o próprio nome e o alheio para resolver outros problemas de escrita, tais como: quantas letras usar, quais letras, ordem da letras etc e interpretação de escritas.
Recursos didáticos
• Folhas de papel sulfite com os nomes das crianças da classe impressos
• Etiquetas de cartolina de 10cm x 6cm (para os crachás)
• Folhas de papel craft, cartolina ou sulfite A3
Organização da sala
Cada tipo de atividade exige uma determinada organização:
Atividades de identificação das situações de uso dos nomes: trabalho com a sala toda. Identificação do próprio nome: individual. Identificação de outros nomes: sala toda ou pequenos grupos.
Desenvolvimento da atividade
Identificação de situações onde se faz necessário escrever e ler nomes.
Aproveite todas as situações para problematizar a necessidade de escrever nomes.
Situação 1- Recolhendo material. Questione os alunos como se pode fazer para que se saiba a quem pertence cada material. Ouça as sugestões. Distribua etiquetas para os alunos e peça que cada um escreva seu nome na sua presença. Chame atenção para as letras usadas, a direção da escrita, a quantidade de letras, etc.
Situação 2 - Construindo um crachá Questione os alunos como os professores podem fazer para saber o nome de todos os alunos nos primeiros dias de aula. Ajude-os a concluir sobre a função do uso de crachás. Distribua cartões com a escrita do nome de cada um que deverá ser copiado nos crachás. Priorize neste momento a escrita com a letra de imprensa maiúscula (mais fácil de reprodução pelo aluno). Solicite o uso do crachá diariamente.
Situação 3 - Fazendo a chamada Lance para a classe o problema: como podemos fazer para não esquecer quem falta na aula? Observações: todas essas situações e outras têm como objetivo que os alunos recorram à escrita dos nomes como solução para problemas práticos do cotidiano. Identificação do próprio nome Dê para cada aluno um cartão com o nome do aluno. • Apresente uma lista com todos os nomes da classe. Escreva todos os nomes com letra de imprensa maiúscula. Nesse tipo de escrita, é mais fácil para o aluno identificar os limites da letra, o que também deixa a grafia menos complicada. • Peça que localizem na lista da sala o próprio nome. O cartaz com essa lista pode ser grande e ser fixado em local visível. • Peça para cada um montar o próprio nome, usando letras móveis (que podem ser adquiridas ou confeccionadas). • Inicialmente realize esta atividade a partir de um modelo (crachá com o nome) e depois sem modelo, usando o modelo para conferir a escrita produzida. Identificação de outros nomes da classe Apresente uma lista com os nomes das crianças da classe. Cada aluno poderá receber uma lista impressa ou colocar na classe uma lista grande confeccionada em papel craft. Você poderá, também, usar as duas listas: as individuais e a coletiva.
Atividade 1- Ditado Dite um nome da lista. Cada aluno deverá encontrá-lo na lista que tem em mãos e circulá-lo. Em seguida, peça a um aluno que escreva aquele nome na lousa. Peça aos alunos que confiram se circularam o nome certo. Para que essa atividade seja possível a todos é importante fornecer algumas ajudas. Diga a letra inicial e final, por exemplo.
Atividade 2 - Fazendo a chamada Entregue a lista de chamada dos alunos da sala. Peça que as crianças digam os nomes dos alunos ausentes e que circulem esses nomes. Siga as mesmas orientações da atividade 1, no tocante às ajudas necessárias para a realização da tarefa. Atividade 3 - Separando nomes de meninas e meninos Apresente a lista da chamada da classe. Peça para os alunos separarem em duas colunas: nomes das meninas e nomes dos meninos. Observação: em todas estas atividades é importante chamar a atenção para a ordem alfabética utilizada nas listas. Este conhecimento: nomeação das letras do alfabeto é importante para ajudar o aluno a buscar a letra que necessita para escrever. Em geral as crianças chegam à escola sabendo "dizer" o alfabeto, ainda que não associando o nome da letra aos seus traçados. Aproveite esse conhecimento para que possam fazer a relação entre o nome da letra e o respectivo traçado. Avaliação
É importante observar e registrar os avanços dos alunos na aquisição do próprio nome e no reconhecimento dos outros nomes. Tratando-se de uma informação social - a escrita dos nomes -, é preciso observar se os alunos fazem uso dessa informação para escrever outras palavras. A escrita dos nomes é uma informação social, porque é uma aprendizagem não escolar. Dependendo da classe social de origem do aluno, ele já entra na escola com este conhecimento: como se escreve o próprio nome e quais as situações sociais em que se usa a escrita do nome. Para alunos que não tiveram acesso a essa informação a escola deve cumprir esse papel. Sugerimos uma planilha de observação de nove colunas, contendo os seguintes campos:
1. Nome do aluno
2. Escreve sem modelo?
3. Usa grafias convencionais?
4. Utiliza a ordem das letras?
5. Conhece os nomes das letras?
6. Reconhece outros nomes da classe?
7. Escreve outros nomes sem modelo?
8. Utiliza as letras convencio-nais na escrita dos nomes?
9. Utiliza o conhecimento sobre os nomes para escrever outras palavras?
Observação: A partir do registro na planilha acima é possível ter uma visão das necessidades de investimento com cada aluno e também das necessidades coletivas de trabalho com a classe. Atividades complementares • Pesquisa sobre a origem do nome (pesquisa com os familiares) • Análise de fotos antigas e atuais da criança. • Montagem de uma linha do tempo do aluno a partir das fotos trazidas.
Leitura e escrita de nomes próprios
Ano
Educação Infantil, 1º e 2ª séries
Tempo estimado
Um mês
Introdução
Por que trabalhar com os nomes próprios? As crianças que estão se alfabetizando podem e devem aprender muitas coisas a partir de um trabalho intencional com os nomes próprios da classe.
Objetivos
Estas atividades permitem aos alunos as seguintes aprendizagens:
• Diferenciar letras e desenhos;
Diferenciar letras e números;
• Diferenciar letras, umas das outras;
• A quantidade de letras usadas para escrever cada nome;
• Função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória da escrita) etc;
• Orientação da escrita: da esquerda para a direita;
• Que se escreve para resolver alguns problemas práticos;
• O nome das letras;
• Um amplo repertório de letras (a diversidade e a quantidade de nomes numa mesma sala);
Habilidades grafo-motoras;
• Uma fonte de consulta para escrever outras palavras.
O nome próprio tem uma característica: é fixo, sempre igual.
Uma vez aprendido, mesmo o aluno com hipóteses não alfabéticas sobre a escrita não escreve seu próprio nome segundo suas suposições, mas, sim, respeitando as restrições do modelo apresentado. As atividades com os nomes próprios devem ser seqüenciadas para que possibilitem as aprendizagens mencionadas acima.
Uma proposta significativa de alfabetização, aquela que visa formar leitores e escritores, e não mero decifradores do sistema, não pode pensar em atividades para nível 1, nível 2, nível 3...
É preciso considerar:
• Os conhecimentos prévios dos alunos.
• O grau de habilidade no uso do sistema alfabético. • As características concretas do grupo.
• As diferenças individuais.
Seqüência de atividades
1. Selecione situações em que se faz necessário escrever e ler nomes.
Alguns exemplos: Escrever o nome de colegas para identificar papéis, cadernos, desenhos (pedir que os alunos distribuam tentando ler os nomes). Lista de chamada da classe. Ler cartões com nomes para saber em que lugar cada um deve sentar; para saber, quem são os ajudantes do dia, etc.
2. Peça a leitura e interpretação de nomes escritos.
3. Prepare oralmente a escrita: discuta com as crianças, se necessário, qual o nome a ser escrito dependendo da situação. Se for para identificar material do aluno, use etiquetas; para lista de chamada use papel sulfite ou papel craft.
4. Seja bem claro nas recomendações: explicite o que deverá ser escrito, onde fazê-lo e como, que tipo de letra usar, etc
5. Peça a escrita dos nomes: com e sem modelo. Objetivos
Ao final das atividades, o aluno deve:
Reconhecer as situações onde faz sentido utilizar nomes próprios: para etiquetar materiais, identificar pertences, registrar a presença em sala de aula (chamada), organizar listas de trabalho e brincadeiras, etc.
Identificar a escrita do próprio nome.
Escrever com e sem modelo o próprio nome.
Ampliar o repertório de conhecimento de letras. Interpretar as escritas dos nomes dos colegas da turma.
Utilizar o conhecimento sobre o próprio nome e o alheio para resolver outros problemas de escrita, tais como: quantas letras usar, quais letras, ordem da letras etc e interpretação de escritas.
Recursos didáticos
• Folhas de papel sulfite com os nomes das crianças da classe impressos
• Etiquetas de cartolina de 10cm x 6cm (para os crachás)
• Folhas de papel craft, cartolina ou sulfite A3
Cada tipo de atividade exige uma determinada organização:
Atividades de identificação das situações de uso dos nomes: trabalho com a sala toda. Identificação do próprio nome: individual. Identificação de outros nomes: sala toda ou pequenos grupos.
Desenvolvimento da atividade
Identificação de situações onde se faz necessário escrever e ler nomes.
Aproveite todas as situações para problematizar a necessidade de escrever nomes.
Situação 1- Recolhendo material. Questione os alunos como se pode fazer para que se saiba a quem pertence cada material. Ouça as sugestões. Distribua etiquetas para os alunos e peça que cada um escreva seu nome na sua presença. Chame atenção para as letras usadas, a direção da escrita, a quantidade de letras, etc.
Situação 2 - Construindo um crachá Questione os alunos como os professores podem fazer para saber o nome de todos os alunos nos primeiros dias de aula. Ajude-os a concluir sobre a função do uso de crachás. Distribua cartões com a escrita do nome de cada um que deverá ser copiado nos crachás. Priorize neste momento a escrita com a letra de imprensa maiúscula (mais fácil de reprodução pelo aluno). Solicite o uso do crachá diariamente.
Situação 3 - Fazendo a chamada Lance para a classe o problema: como podemos fazer para não esquecer quem falta na aula? Observações: todas essas situações e outras têm como objetivo que os alunos recorram à escrita dos nomes como solução para problemas práticos do cotidiano. Identificação do próprio nome Dê para cada aluno um cartão com o nome do aluno. • Apresente uma lista com todos os nomes da classe. Escreva todos os nomes com letra de imprensa maiúscula. Nesse tipo de escrita, é mais fácil para o aluno identificar os limites da letra, o que também deixa a grafia menos complicada. • Peça que localizem na lista da sala o próprio nome. O cartaz com essa lista pode ser grande e ser fixado em local visível. • Peça para cada um montar o próprio nome, usando letras móveis (que podem ser adquiridas ou confeccionadas). • Inicialmente realize esta atividade a partir de um modelo (crachá com o nome) e depois sem modelo, usando o modelo para conferir a escrita produzida. Identificação de outros nomes da classe Apresente uma lista com os nomes das crianças da classe. Cada aluno poderá receber uma lista impressa ou colocar na classe uma lista grande confeccionada em papel craft. Você poderá, também, usar as duas listas: as individuais e a coletiva.
Atividade 1- Ditado Dite um nome da lista. Cada aluno deverá encontrá-lo na lista que tem em mãos e circulá-lo. Em seguida, peça a um aluno que escreva aquele nome na lousa. Peça aos alunos que confiram se circularam o nome certo. Para que essa atividade seja possível a todos é importante fornecer algumas ajudas. Diga a letra inicial e final, por exemplo.
Atividade 2 - Fazendo a chamada Entregue a lista de chamada dos alunos da sala. Peça que as crianças digam os nomes dos alunos ausentes e que circulem esses nomes. Siga as mesmas orientações da atividade 1, no tocante às ajudas necessárias para a realização da tarefa. Atividade 3 - Separando nomes de meninas e meninos Apresente a lista da chamada da classe. Peça para os alunos separarem em duas colunas: nomes das meninas e nomes dos meninos. Observação: em todas estas atividades é importante chamar a atenção para a ordem alfabética utilizada nas listas. Este conhecimento: nomeação das letras do alfabeto é importante para ajudar o aluno a buscar a letra que necessita para escrever. Em geral as crianças chegam à escola sabendo "dizer" o alfabeto, ainda que não associando o nome da letra aos seus traçados. Aproveite esse conhecimento para que possam fazer a relação entre o nome da letra e o respectivo traçado. Avaliação
É importante observar e registrar os avanços dos alunos na aquisição do próprio nome e no reconhecimento dos outros nomes. Tratando-se de uma informação social - a escrita dos nomes -, é preciso observar se os alunos fazem uso dessa informação para escrever outras palavras. A escrita dos nomes é uma informação social, porque é uma aprendizagem não escolar. Dependendo da classe social de origem do aluno, ele já entra na escola com este conhecimento: como se escreve o próprio nome e quais as situações sociais em que se usa a escrita do nome. Para alunos que não tiveram acesso a essa informação a escola deve cumprir esse papel. Sugerimos uma planilha de observação de nove colunas, contendo os seguintes campos:
1. Nome do aluno
2. Escreve sem modelo?
3. Usa grafias convencionais?
4. Utiliza a ordem das letras?
5. Conhece os nomes das letras?
6. Reconhece outros nomes da classe?
7. Escreve outros nomes sem modelo?
8. Utiliza as letras convencio-nais na escrita dos nomes?
9. Utiliza o conhecimento sobre os nomes para escrever outras palavras?
Observação: A partir do registro na planilha acima é possível ter uma visão das necessidades de investimento com cada aluno e também das necessidades coletivas de trabalho com a classe. Atividades complementares • Pesquisa sobre a origem do nome (pesquisa com os familiares) • Análise de fotos antigas e atuais da criança. • Montagem de uma linha do tempo do aluno a partir das fotos trazidas.
MENSAGEM...
"Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar a alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa aprender que beijos não são contratos, e que presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e os olhos adiante, com graça de um adulto e não a tristeza de uma criança. E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair meio em vão.
Depois de algum tempo, você aprende que o sol queima, se ficar a ele exposto por muito tempo. E aprende que, não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... E aceita que, não importam quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo (a) de vez em quando, e você precisa perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. Descobre que leva-se anos para construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá para o resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer, mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher. Aprende que não temos que mudar de amigos, se compreendermos que os amigos mudam. Percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos. Descobre que as pessoas com que você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso, devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos.
Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm muita influência sobre nós, mas que nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que você pode ser. Descobre que leva muito tempo para se chegar aonde está indo, mas que, se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.
Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências. Aprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes, a pessoa que você espera que o chute, quando você cai, é uma das poucas pessoas que o ajudam a levantar-se. Aprende que a maturidade tem mais a ver com tipos de experiências que se teve e o que se aprendeu com elas, do que com quantos aniversários você celebrou. Aprende que há mais de seus pais em você do que você supunha. Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes, e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.
Aprende que quando está com raiva, tem direito de estar com raiva, mas isso não lhe dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama mais do jeito que você quer não significa que esse alguém não o ame com todas as forças, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso. Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, e que algumas vezes, você tem que aprender a perdoar a si mesmo.
E que, com a mesma severidade com que julga, será em algum momento condenado. Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára, para que você junte seus cacos. Aprende que o tempo não é algo que se possa voltar para trás.
Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. E você aprende realmente que pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir mais longe, depois de pensar que não pode mais. E que realmente a vida tem valor diante da vida "
William Shakespeare
Depois de algum tempo, você aprende que o sol queima, se ficar a ele exposto por muito tempo. E aprende que, não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... E aceita que, não importam quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo (a) de vez em quando, e você precisa perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. Descobre que leva-se anos para construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá para o resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer, mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher. Aprende que não temos que mudar de amigos, se compreendermos que os amigos mudam. Percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos. Descobre que as pessoas com que você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso, devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos.
Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm muita influência sobre nós, mas que nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que você pode ser. Descobre que leva muito tempo para se chegar aonde está indo, mas que, se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.
Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências. Aprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes, a pessoa que você espera que o chute, quando você cai, é uma das poucas pessoas que o ajudam a levantar-se. Aprende que a maturidade tem mais a ver com tipos de experiências que se teve e o que se aprendeu com elas, do que com quantos aniversários você celebrou. Aprende que há mais de seus pais em você do que você supunha. Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes, e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.
Aprende que quando está com raiva, tem direito de estar com raiva, mas isso não lhe dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama mais do jeito que você quer não significa que esse alguém não o ame com todas as forças, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso. Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, e que algumas vezes, você tem que aprender a perdoar a si mesmo.
E que, com a mesma severidade com que julga, será em algum momento condenado. Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára, para que você junte seus cacos. Aprende que o tempo não é algo que se possa voltar para trás.
Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. E você aprende realmente que pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir mais longe, depois de pensar que não pode mais. E que realmente a vida tem valor diante da vida "
William Shakespeare
ORAÇÃO PARA A NOITE DE NATAL
SENHOR, ENFIM É NATAL!
E NESTE ANO NÃO QUERO PRESENTES...
QUERO MAIS QUE PRESENTES... QUERO FELICIDADE!
AO INVÉS DE RECEBER UMA JÓIA, EU QUERO SORRISOS DE DIAMANTES.
TROCO QUALQUER PRESENTE MATERIAL PELA FELICIDADE DA MINHA FAMÍLIA E DE TODO O MUNDO, PELA PAZ EM NOSSOS CORAÇÕES,
PELA CORAGEM PARA LUTARMOS, PELA BRAVURA DE NÃO DESISTIRMOS,
PELA PERSEVERANÇA DE VIVER.
APRENDI QUE "PRESENTE" É O QUE CONQUISTAMOS NO DECORRER
DA VIDA, DOS ATOS QUE PRATICAMOS, DO AMOR INCONDICIONAL,
DA BONDADE QUE EXERCEMOS, DAS AMIZADES QUE
FAZEMOS E PRESERVAMOS.
APRENDI QUE "PRESENTE" É A SAÚDE QUE TEMOS, A CASA QUE MORAMOS, A COMIDA NA MESA, O TRABALHO QUE GLORIFICAMOS, O ACONCHEGO DOS AMIGOS, OS FILHOS QUE ABENÇOAMOS, A HARMONIA EM NOSSO LAR E A PAZ EM NOSSO ESPÍRITO.
DESCOBRI QUAIS SÃO AS MAIORES RIQUEZAS... SÃO AS DÁDIVAS, QUE COM MUITO AMOR CULTIVAMOS PELA VIDA.
E SEI QUE POR ISSO, HOJE SEI QUE TENHO TESOUROS E HOJE POSSO PRESENTEAR A TODOS QUE DESEJO:
- A MINHA FAMÍLIA, DOU O MEU AMOR;
- AOS AMIGOS, COMPREENSÃO E LEALDADE.
SE POSSO DOAR TUDO ISSO, SEI QUE EXISTE ALGUÉM, ETERNAMENTE SUPERIOR A MIM, MUITO MAIS RICO E PODEROSO. POR ISSO TOMO
A LIBERDADE DE PEDIR-LHE O QUE FOGE DE MEU ALCANCE:
- AOS POBRES, DESAMPARADOS E MENOS FAVORECIDOS,
-CORAGEM, PROTEÇÃO, OPORTUNIDADES E CONQUISTAS;
- AOS RICOS E PODEROSOS, BENEVOLÊNCIA, CARIDADE,
-JUSTIÇA E ATITUDES;
- AOS ENFERMOS, SAÚDE, ESPERANÇA E FORÇA;
- A HUMANIDADE, PAZ E MUITA LUZ.
APRENDI TAMBÉM O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO NATAL. O VERDADEIRO SER PRESENTE É AMAR A JESUS E AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO, DAR, SEM NADA PEDIR OU ESPERAR EM TROCA, AJUDAR E ORIENTAR SEM EGOÍSMO, SER CAPAZ DE DAR O QUE POSSUI DE SOBRA E DIVIDIR O QUE TEM COM QUEM MAIS PRECISA.
E O VERDADEIRO NATAL VEM DE TODAS ESSAS CONQUISTAS E GLÓRIAS. VEM DA CERTEZA DE QUE PODEMOS, A CADA ANO, DAR O MELHOR DE NÓS, TENDO A CERTEZA DE ESTARMOS ENOBRECENDO NOSSA ALMA E EVOLUINDO NOSSO ESPÍRITO.
TODOS NÓS PORTANTO, PODEMOS SER O VERDADEIRO AMOR DE DEUS.
SEI QUE NÃO SOU PERFEITO(A) , POIS SOU UM SER HUMANO, SUJEITO A ERROS E PROVAÇÕES. POR ISSO NÃO ESTOU IMPUNE DE COMETER ERROS. PORTANTO, PEÇO PERDÃO AQUELES QUE, POR ACASO, MAGOEI E FERI E DESCULPAS SE ALGUÉM PREJUDIQUEI.
MAS GRAÇAS AO SENHOR, TENHO A OPORTUNIDADE DE ACORDAR TODOS OS DIAS E PODER CONSERTAR OS MEUS ERROS E DEFEITOS, ESPERANDO O SEU PERDÃO E PRETENDENDO SER, CADA VEZ MAIS, UMA PESSOA MELHOR.
NÃO DEVO ESQUECER TAMBÉM DE AGRADECER AO SENHOR, POR TUDO QUE RECEBO E POR TUDO O QUE SOU, POR TODOS OS ACERTOS, AS OPORTUNIDADES, PELO SOL DE CADA AMANHECER.
AGRADEÇO TAMBÉM A OPORTUNIDADE DE PODER ESTAR AQUI NESTA NOITE, COM AS PESSOAS QUE MAIS AMO E QUE VOCÊ PERMITIU QUE EU AS ESCOLHESSE, CELEBRANDO A UNIÃO E A PAZ ENTRE NOSSA FAMÍLIA.
TUDO ISSO É MAIS DO QUE UM PRESENTE E AGRADEÇO TAMBÉM POR MERECÊ-LO.
ESPERO QUE NESTA DATA, TODOS OS SEUS FILHOS TE LOUVEM PELAS DÁDIVAS ALCANÇADAS E QUE BROTE, NO CORAÇÃO DE CADA UM, A SEMENTE DO AMOR, DA JUSTIÇA, DA HUMILDADE, DA IGUALDADE E DA FRATERNIDADE, DA MESMA MANEIRA QUE VOCÊ SEMPRE FEZ CONOSCO.
QUE SEJAMOS SEMPRE ABENÇOADOS E MERECEDORES DESSAS BÊNÇÃOS, AMÉM.
E NESTE ANO NÃO QUERO PRESENTES...
QUERO MAIS QUE PRESENTES... QUERO FELICIDADE!
AO INVÉS DE RECEBER UMA JÓIA, EU QUERO SORRISOS DE DIAMANTES.
TROCO QUALQUER PRESENTE MATERIAL PELA FELICIDADE DA MINHA FAMÍLIA E DE TODO O MUNDO, PELA PAZ EM NOSSOS CORAÇÕES,
PELA CORAGEM PARA LUTARMOS, PELA BRAVURA DE NÃO DESISTIRMOS,
PELA PERSEVERANÇA DE VIVER.
APRENDI QUE "PRESENTE" É O QUE CONQUISTAMOS NO DECORRER
DA VIDA, DOS ATOS QUE PRATICAMOS, DO AMOR INCONDICIONAL,
DA BONDADE QUE EXERCEMOS, DAS AMIZADES QUE
FAZEMOS E PRESERVAMOS.
APRENDI QUE "PRESENTE" É A SAÚDE QUE TEMOS, A CASA QUE MORAMOS, A COMIDA NA MESA, O TRABALHO QUE GLORIFICAMOS, O ACONCHEGO DOS AMIGOS, OS FILHOS QUE ABENÇOAMOS, A HARMONIA EM NOSSO LAR E A PAZ EM NOSSO ESPÍRITO.
DESCOBRI QUAIS SÃO AS MAIORES RIQUEZAS... SÃO AS DÁDIVAS, QUE COM MUITO AMOR CULTIVAMOS PELA VIDA.
E SEI QUE POR ISSO, HOJE SEI QUE TENHO TESOUROS E HOJE POSSO PRESENTEAR A TODOS QUE DESEJO:
- A MINHA FAMÍLIA, DOU O MEU AMOR;
- AOS AMIGOS, COMPREENSÃO E LEALDADE.
SE POSSO DOAR TUDO ISSO, SEI QUE EXISTE ALGUÉM, ETERNAMENTE SUPERIOR A MIM, MUITO MAIS RICO E PODEROSO. POR ISSO TOMO
A LIBERDADE DE PEDIR-LHE O QUE FOGE DE MEU ALCANCE:
- AOS POBRES, DESAMPARADOS E MENOS FAVORECIDOS,
-CORAGEM, PROTEÇÃO, OPORTUNIDADES E CONQUISTAS;
- AOS RICOS E PODEROSOS, BENEVOLÊNCIA, CARIDADE,
-JUSTIÇA E ATITUDES;
- AOS ENFERMOS, SAÚDE, ESPERANÇA E FORÇA;
- A HUMANIDADE, PAZ E MUITA LUZ.
APRENDI TAMBÉM O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO NATAL. O VERDADEIRO SER PRESENTE É AMAR A JESUS E AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO, DAR, SEM NADA PEDIR OU ESPERAR EM TROCA, AJUDAR E ORIENTAR SEM EGOÍSMO, SER CAPAZ DE DAR O QUE POSSUI DE SOBRA E DIVIDIR O QUE TEM COM QUEM MAIS PRECISA.
E O VERDADEIRO NATAL VEM DE TODAS ESSAS CONQUISTAS E GLÓRIAS. VEM DA CERTEZA DE QUE PODEMOS, A CADA ANO, DAR O MELHOR DE NÓS, TENDO A CERTEZA DE ESTARMOS ENOBRECENDO NOSSA ALMA E EVOLUINDO NOSSO ESPÍRITO.
TODOS NÓS PORTANTO, PODEMOS SER O VERDADEIRO AMOR DE DEUS.
SEI QUE NÃO SOU PERFEITO(A) , POIS SOU UM SER HUMANO, SUJEITO A ERROS E PROVAÇÕES. POR ISSO NÃO ESTOU IMPUNE DE COMETER ERROS. PORTANTO, PEÇO PERDÃO AQUELES QUE, POR ACASO, MAGOEI E FERI E DESCULPAS SE ALGUÉM PREJUDIQUEI.
MAS GRAÇAS AO SENHOR, TENHO A OPORTUNIDADE DE ACORDAR TODOS OS DIAS E PODER CONSERTAR OS MEUS ERROS E DEFEITOS, ESPERANDO O SEU PERDÃO E PRETENDENDO SER, CADA VEZ MAIS, UMA PESSOA MELHOR.
NÃO DEVO ESQUECER TAMBÉM DE AGRADECER AO SENHOR, POR TUDO QUE RECEBO E POR TUDO O QUE SOU, POR TODOS OS ACERTOS, AS OPORTUNIDADES, PELO SOL DE CADA AMANHECER.
AGRADEÇO TAMBÉM A OPORTUNIDADE DE PODER ESTAR AQUI NESTA NOITE, COM AS PESSOAS QUE MAIS AMO E QUE VOCÊ PERMITIU QUE EU AS ESCOLHESSE, CELEBRANDO A UNIÃO E A PAZ ENTRE NOSSA FAMÍLIA.
TUDO ISSO É MAIS DO QUE UM PRESENTE E AGRADEÇO TAMBÉM POR MERECÊ-LO.
ESPERO QUE NESTA DATA, TODOS OS SEUS FILHOS TE LOUVEM PELAS DÁDIVAS ALCANÇADAS E QUE BROTE, NO CORAÇÃO DE CADA UM, A SEMENTE DO AMOR, DA JUSTIÇA, DA HUMILDADE, DA IGUALDADE E DA FRATERNIDADE, DA MESMA MANEIRA QUE VOCÊ SEMPRE FEZ CONOSCO.
QUE SEJAMOS SEMPRE ABENÇOADOS E MERECEDORES DESSAS BÊNÇÃOS, AMÉM.
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