Ficar muito ansioso para ver "resultados"da alfabetização, pode atrapalhar o processo; Não insista para a criança escrever seu nome ou ler textos se a vontade de fazer essas coisas não partiu da própria criança.
Ao realizar atividades com os filhos relacionadas à leitura e à escrita, não as faça por obrigação, mas por prazer, por exemplo lendo para eles, histórias que realmente aprecia. Contar aos pequenos histórias mediadas pelo livro (ou seja leitura em voz alta) é uma forma dos pais tornarem o processo de alfabetização que elas viverão na escola significativo.
Escrever com letras "erradas" (por exemplo "KASA"), faz parte do processo de construção da escrita, ajuda a criança entender como ela funciona; se os pais corrigem sistematicamente toda a lição de casa podem atrapalhar todo o processo pedagógico.
O melhor é que a letra cursiva seja introduzida depois da criança estar alfabetizada. Em geral é por volta dos sete anos que ela já tem apropriação motora de movimentos específicos para a "letra de mão". Não há porquê os pais estimularem esse tipo de escrita antes dessa idade.
Na faixa etária que vai da educação infantil ao início do ensino fundamental, aprender a ler e a escrever um pouco mais cedo ou um pouco mais tarde não significa ser mais ou menos inteligente; comparar o ritmo de diferentes crianças não contribui para o sucesso da alfabetização.
Caderno Equilíbrio da Folha de São Paulo (04/12/2008),
Ao realizar atividades com os filhos relacionadas à leitura e à escrita, não as faça por obrigação, mas por prazer, por exemplo lendo para eles, histórias que realmente aprecia. Contar aos pequenos histórias mediadas pelo livro (ou seja leitura em voz alta) é uma forma dos pais tornarem o processo de alfabetização que elas viverão na escola significativo.
Escrever com letras "erradas" (por exemplo "KASA"), faz parte do processo de construção da escrita, ajuda a criança entender como ela funciona; se os pais corrigem sistematicamente toda a lição de casa podem atrapalhar todo o processo pedagógico.
O melhor é que a letra cursiva seja introduzida depois da criança estar alfabetizada. Em geral é por volta dos sete anos que ela já tem apropriação motora de movimentos específicos para a "letra de mão". Não há porquê os pais estimularem esse tipo de escrita antes dessa idade.
Na faixa etária que vai da educação infantil ao início do ensino fundamental, aprender a ler e a escrever um pouco mais cedo ou um pouco mais tarde não significa ser mais ou menos inteligente; comparar o ritmo de diferentes crianças não contribui para o sucesso da alfabetização.
Caderno Equilíbrio da Folha de São Paulo (04/12/2008),
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