julho 06, 2009

PREPARANDO O PORTFÓLIO

Portfólio é uma estratégia importante para melhor conhecer e entender o progresso de cada aluno à medida que o tempo passa.
Coleção de variedades de trabalhos organizados para documentar o desenvolvimento da criança.

TIPOS DE PORTFÓLIO

1 - Portfólio Particular
2 - Portfólio de Aprendizagem
3 - Portfólio Demonstrativo

1 - Portfólio Particular
Compilação pessoal (registros pessoais do professor ou da criança)

2 - Portfólio de Aprendizagem
Utilizado para reflexão sobre a prática e comunicação com os pais

3 - Portfólio Demonstrativo
União do portfólio particular e de aprendizagem
É utilizado pela escola e por todos professores

PORTFÓLIO DE APRENDIZAGEM

Contém:
Anotações, rascunhos e esboço preliminar de projetos em andamento, amostras de trabalhos e diário de aprendizagem da criança.

Esse material é de consulta da criança e do professor e pode ser guardado em arquivos com repartições ou guardados em prateleiras por ordem alfabética.


PORTFÓLIO DEMONSTRATIVO

É composto de amostras representativas de trabalhos que demonstram os avanços importantes da criança ou problemas persistentes.
Os pais também podem escolher itens para o portfólio demonstrativo.
No final do ano ele é apresentado para a professora da série seguinte.

Contém:
Fotografias, gravações, desenhos, cópias de relatos narrativos dos alunos, trabalhos artísticos, pesquisas, produções diversas e diários de aprendizagem.


PASSOS PARA MONTAGEM DE PORTFÓLIO

1 - Estabelecer uma política de portfólio;
2 - Coletar amostras de trabalhos;
3 - Tirar fotografias;
4 - Conduzir entrevistas;
5 - Realizar registros sistemáticos;


POLÍTICA DE PORTFÓLIO:

É um propósito definido e claro
É um conjunto de regras para a coleta dos itens a serem guardados (regras relacionadas com a missão, objetivos curriculares e programa de ensino da escola)


DESENVOLVIMENTO DA POLÍTICA

= É necessário:
* Conhecimento das crianças (individualmente);
* Conhecimento sobre o desenvolvimento infantil;
* Conhecimento de como a criança constrói o conhecimento;
* Conhecimento sobre diversidade.

= É necessário:
* Conhecer os propósitos da escola (missão e objetivos);
* Conhecer a proposta de trabalho para as crianças
(o que se pretende ensinar e o que se espera da criança)


ITENS DO PORTFÓLIO

+ Amostra de trabalhos;
+ Trabalhos artísticos;
+ Produtos de avaliação de desempenho;
+ Fotografias;
+ Diários de aprendizagem;
+ Registros escritos;
+ Entrevistas com a criança;
+ Registros sistemáticos;
+ Registros de caso;
+ Registros de reuniões de análise de portfólio;
+ Relatos narrativos.


DIÁRIO DE APRENDIZAGEM

Nome: Professora:
Data: Ano/Série:

O que tenho aprendido:

O que quero Aprender mais:

Planejo Fazer:

Comentários do professor:


AMOSTRA DE TRABALHO

(Comentário da criança)
Nome: Data:
Trabalho:

Como fiz esse trabalho:

O que gosto nele:

O que gostaria de mudar nele:

Quero tentar fazê-lo de novo


AMOSTRA DE TRABALHO

(Comentário do professor)
Nome: Data:
Trabalho:

___ Iniciado pelo professor ____ Iniciado pela criança

Habilidade/conceito:

Referência:
____ Iniciante _____ Em desenvolvimento

____ Domínio ______ Avançado
Obs.


REGISTRO DE CASO

Nome: Data:

Evento:

Situação:

Detalhes:

Comentários:



REGISTRO SISTEMÁTICO

Nome: Data:
Observador: Hora:

Atitude ou comportamento:

Situação:

Detalhes:

Razão para observação:

Comentários:

Documentação através de álbuns
Comentários das crianças (em forma de texto)
Eu critico:
Eu felicito:
Eu proponho:

Opinião dos alunos sobre os trabalhos realizados, leituras feitas e textos produzidos


(opinião em forma de texto)


POLÍTICA DISCUTIDA

Coleta de material para o portfólio:

Desenvolvimento do esquema corporal
Desenvolvimento do Desenho
Desenvolvimento da escrita
Interpretação de textos
Produção de textos
Problemas


OBSERVAÇÕES
Todo o material deve conter:

O nome da criança;
Data em que foi elaborado;

Identificação da fase de referência do trabalho;
Observações da professora sobre o trabalho;
Observações da criança

Bibliografia Consultada:

Manual de Portfólio. SHORES Elizabeth et al. Artmed.Porto Alegre 2001.

A expressão Livre no Aprendizado da Língua Portuguesa- Pedagogia Freinet. SANTOS, Maria Lúcia. Editora Scipione São Paulo 1993.

Nenhum comentário:

Postar um comentário