janeiro 25, 2010

Conhecimentos Privilegiados de Matemática 3ª ano – Regime de nove anos


1º Bimestre

Números e operações

• Reconhecimento dos números no contexto diário
• Construção do conceito de número natural
• Compreensão da organização do Sistema de Numeração decimal
• Leitura, interpretação e produção de escritas numéricas
• Identificação de critérios utilizados na organização de seqüência
• Comparação, ordenação e composição de quantidades
• Realização de contagens por agrupamentos
• Realização de operações compreendendo seus significados (adição, subtração, multiplicação e divisão)
• Utilização da estimativa como recurso para análise e previsão de resultados
• Realização de cálculos mentais
• Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas
• Reconhecimento do calendário como forma de registrar e contar o tempo (dias, semanas, meses e ano)
• Reconhecimento dos números no contexto diário
• Construção do conceito de número natural
• Compreensão da organização do sistema de Numeração Decimal
• Leitura, interpretação e produção de escrita numérica
• Identificação de critérios utilizados na organização de seqüência
• Comparação, ordenação e composição de quantidades
• Realização de contagens por agrupamentos
• Realização de operações compreendendo seus significados (adição, subtração multiplicação e divisão)
• Realização de cálculos mentais
• Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas
• Utilização da calculadora para realizar operações, verificar resultados e investigar propriedade

Espaço e forma

• Identificação de algumas propriedades das formas geométricas
• Representação de formas geométricas
• Percepção de semelhanças e diferenças entre formas geométricas e objetos do espaço

Grandezas e medidas

• Conhecimento e utilização das unidades de medida de tempo
• Conhecimento e utilização das unidades de medida de tempo (h)

Tratamento de informações

• Leitura e interpretação de dados em tabelas, gráficos e imagens
• Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas
• Leitura e interpretação de dados em tabelas e imagens
• Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas

2º Bimestre

Números e operações

• Reconhecimento dos números no contexto diário
• Construção do conceito de número natural
• Compreensão da organização do Sistema de Numeração Decimal
• Leitura, interpretação e produção de escritas numéricas
• Identificação de critérios utilizados na organização de seqüência
• Comparação, ordenação e composição de quantidades
• Realização de contagens por agrupamentos
• Realização de operações compreendendo seu significado (adição e subtração)
• Utilização da estimativa como recurso para análise e previsão de resultados
• Realização de cálculos mentais
• Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas
• Noções de par ou ímpar
• Reconhecimento dos números no contesto diário
• Construção do conceito de número natural
• Compreensão da organização do Sistema De Numeração Decimal
• Leitura, interpretação e produção de escritas numéricas
• Identificação de critérios utilizados na organização de seqüência
• Comparação, ordenação e composição de quantidades
• Realização de contagem por agrupamentos
• Realização de operações compreendendo seus significados (adição, subtração e multiplicação)
• Utilização da estimativa como recurso para análise e previsão de resultados
• Realização de cálculos mentais
• Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas
• Utilização da calculadora para realizar operações, verificar resultados e investigar propriedades

Espaço e forma

• Formas geométricas identificadas em objetos do cotidiano
• Identificação de algumas propriedades das formas geométricas
• Representação de formas geométricas
• Composição de mosaicos
• Percepção de semelhanças e diferenças entre formas geométricas e objetos do espaço

Grandezas e medidas

• Utilização do real como unidade de medida do nosso sistema monetário
• Conhecimento, utilização e estabelecimento de relações entre as diferentes representações da unidade de medida do nosso valor monetário (o real)

Tratamento de informações

• Leitura e interpretação de dados em tabelas e imagens
• Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas
• Leitura e interpretação de dados em tabelas e imagens
• Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário