DINÂMICAS PARA O INÍCIO DO ANO letivo:
Bola dos sentimentos
Objetivo: Promover uma Integração do grupo.
Listar virtudes e sentimentos e escrever em papéis ou etiquetas para colar em uma bola.
Ex: amor, perdão, tolerância, raiva, alegria, tristeza, paz, rancor, solidariedade, etc
Em círculo, jogar uma bola para o colega que retira uma etiqueta colada e fala sobre aquele sentimento ou virtude E por que o escolheu.
(enviada por Diva Daniela N. Oliveira, por e-mail)
************************************************** ***********************************
Viver a Vida
A Ponta do Mistério
Pode ser ruim pensar apenas no presente
Pode ser pouco inconsequente
Não se programar pra preparar um futuro bom
Pode ser um tiro no escuro
Pode também ser que a gente morra de repente
Pode ser um tanto deprimente
Não aproveitar os dias adiando a vida
Pode ser um tiro suicida
Deve ser tão bom levar uma vida livremente
Deve ser bastante diferente
Não se acomodar, seguir em frente nessa estrada
Deve ser um tiro de largada.
(Gabriel o Pensador, poeta e cantor brasileiro)
Para conversar:
Esta poesia é um convite para a gente pensar sobre como viver a vida.
É possivel construir um estilo de vida que nos ajude a viver bem? O que ajuda E o que não ajuda nesta tarefa?
- Trabalhar em grupo, com o objetivo de Integração e reflexão do tema.
- Cada grupo conversa sobre a poesia e retomar a sua ideia de viver bem, frases em quatro (duas para cada questão), como escreve em quatro tiras de papel e coloca cada uma dentro de um balão da mesma cor. Enchem-se os balões que ao som de uma música são atirados para cima. Todos se esforçam para Mantê-los no ar. Ao parar a música, cada grupo pega quatro balões de cor diferente dos seus, Estoura, lê cada frase ea fixa em um painel de isopor. Comentá Se desejar, pode-la. Faz-se a leitura final e finaliza-se com uma salva de palmas para o trabalho dos grupos.
************************************************** **********************
Perca Tempo
Utilize uma poesia de Quintana para fazer uma encenação sobre esse tempo que estamos vivendo: Situações de quem vive com pressa e escravo do relógio; de quem vive matando "o tempo", de quem perde as oportunidades recebidas por não conseguir administrar o que tem tempo ; de quem aprendeu uma discernir prioridades é viver bem.
O Tempo
A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é Natal ...
Quando se vê, já terminou o ano ...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado ...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas ...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo ...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta Devido a falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.
(Mário Quintana, poeta brasileiro)
*******************************************************************************
Escravos de Jó
Objetivos: Integrar o grupo para trabalhar em sintonia.
***********************************************************************************************************
Quem sou eu?
************************************************** *****************
Faça sua parte
Forme grupos para discutir as dicas do "Movimento Todos Pela Educação" para os estudantes. Cada grupo discute três ou quatro dicas e depois apresenta para os demais como principais ideias debatidas. Pode-se propor que cada um Apresente em forma de rap ou outro estilo musical.
Veja cada dica mais detalhada no site: www.todospelaeducacao.com.br
1 - Acredite em você
2 - Assuma uma responsabilidade de ser estudante
3 - Não abra mão de seu direito de aprender
4 - Muito Leia
5 - Faça o máximo para não repetir o ano
6 - Converse sobre a escola com seus pais
7 - Cuide da sua saúde
8 - Ajude seus colegas e outros estudantes
9 - Cobre seu Direito a uma educação de qualidade
10 - Respeite a sua escola da equipe
11 - Apoie uma Integração entre comunidade e escola
12 - Fique de olho nos políticos
13 - Lembre-se da educação na hora de votar
14 - Participe, manifeste-se, seja ativo
15 - Acompanhe o uso dos recursos na Educação
16 - apoie a construção de parcerias
17 - Saiba mais sobre a educação no Brasil
Cartões Postais
Objetivos: quebrar gelo "e Integrar os participantes do grupo.
Descrição: o animador fixa cartões postais numerados num lugar visível ao grupo.
Convida os presentes um observarem em silêncio os postais, escolhendo cada qual o que mais lhe agrada e também aquele de que menos gosta. Cada um escreve em uma folha o porquê da escolha.
Formam-se pequenos grupos para conversar sobre suas escolhas.
No plenário, cada grupo comenta sua escolha; em primeiro lugar, Indicam os postais que não lhes agradaram e, a seguir, Aqueles Dos quais gostaram mais.
Avaliação:
- O que descobrimos acerca dos demais, Através desse Exercício?
Nos - sentimos Como?
************************************************** ***********
Escravos de Jó
Objetivos: Integrar o grupo para trabalhar em sintonia.
Descrição: Sentados em círculo, cada um com uma caixa de fósforos na mão, cantar uma cantiga Escravos de Jó, passando uma caixa de fósforos para o colega da direita, de forma ritmada, de modo que nenhuma caixa fique parada. Quando chegar no refrão, movimentar uma caixa pra direita, pra esquerda e pra direita, sem perder o ritmo.
Avaliação:
- O que descobrimos com esta brincadeira?
- Que Exercícios Necessários foram?
Balão dos Sonhos
Objetivos: Integrar o grupo dos sonhos e falar.
Descrição: entregar um balão colorido e um pedaço de papel para cada pessoa. Pedir que anotem para seu maior desejo para este ano e como pretendem realizá-lo. Colocar o papel dentro do balão, encher e amarrar. Fazer um círculo e, dois a dois, conversar sobre este sonho. Depois, ao som de uma música, soltar os balões para o alto, de modo que todos se envolvam na brincadeira. O animador vai motivando o grupo para não deixar cair ou perder nenhum dos Sonhos, que o ar leve estas intenções para cima, para o mundo, e que Sejam para melhorá-lo.
Finalizar: finalizar com um abraço,
************************************************** *******
Quem sou eu?
Finalidade: apresentação socializada em grupo de participantes que não se conhecem.
Característica: autoconhecimento, memória descobertas,.
Material: Cartolinas, hidrocor, fita adesiva.
Descrição:
1. Cada um escreve num círculo de cartolina, nome, signo do zodíaco e duas características marcantes que acha que os outros lhe atribuem.
2. Em seguida, escolhe-se no grupo um parceiro para conversar. A dupla então troca informações pessoais, Aprofundando o conhecimento Mútuo.
3. Ao comando do educador (coordenador), forma-se um círculo onde um apresenta o outro. Como com Cartolinas como informações pessoais são Mostradas ao grupo.
Comentários:
1. Como ficar expostas Cartolinas encontradas durante o encontro, criando um ambiente de intimidade.
2. Uma posterior conversar sobre o que ocorreu pode de possibilitar uma discussão sobre o grupo, seus limites e barreiras pessoais.
Fonte: Jogos de Cintura - Escola Sindical 7 de Outubro. Publicada no livro "Dinâmica de Grupos na Formação de Lideranças" - Ana Maria Gonçalves e Susan Chiode Perpétuo, editora DPEA.
************************************************** ********
História Coletiva
Finalidade: Desenvolver uma fantasia e reflexão quanto ao entrosamento do grupo.
Característica: imaginação, verbalização rapidez, espírito de equipe.
Descrição:
1. Sentados em roda, alguém inicia uma história (de preferência com um enredo fantástico e estimulante).
2. A história vai sendo completada pelo colega vizinho à sua direita e assim sucessivamente até todos darem sua contribuição um essa história maluca.
3. Termina quando todos já tiverem contribuído para a história.
Comentários:
O educador coordenador () DEVE frisar que uma regra fundamental do jogo é a não-Interrupção da história, ou seja, ao Receber o enredo passado pelo colega à sua esquerda, o participante DEVE Imediatamente continuar a história com uma relativa coerência.
Fonte: Jogos de Cintura - Escola Sindical 7 de Outubro. Publicada no livro "Dinâmica de Grupos na Formação de Lideranças" - Ana Maria Gonçalves e Susan Chiode Perpétuo, editora DPEA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário