
julho 11, 2009
julho 09, 2009
PRESENTE PARA O PAPAI
LILIAN ESTA IDEIA QUE TE FALEI.... É SHOW DE BOLA!
PESO DE PAPEL.
# LUVA CIRÚRGICA OU DE BORRACHA TAMANHO PEQUENO
# GESSO EM PÓ
# TINTA PVA, BRANCA
# TINTA PVA DA COR DESEJADA PARA CUSTOMIZAÇÃO.
PREPARE A MASSA DE GESSO MISTURANDO AOS POUCOS A ÁGUA AO PÓ ATÉ FICAR UMA MASSA
PASTOSA, DESPEJE DENTRO DA LUVA E AMARRE A PARTE DO PULSO DA LUVA PARA QUE O GESSO NÃO VAZE. DEIXE DE UM DIA PARA O OUTRO SECANDO.
NO OUTRO DIA PODE DESAMARRAR E ACABAR DE DEIXAR SECANDO, NESTA ETAPA AINDA PODEMOS
MOLDAR OS DEDOS DA MANEIRA QUE QUISERMOS, DEIXE SECAR BEM RETIRE A LUVA, LIXE A BASE DA MÃO PARA QUE FIQUE BEM RETA E SE APOIE COM FIRMEZA SOBRE A MESA, PINTE COM TINTA BRANCA (SERÁ O FUNDO), DEPOIS PINTE DA COR QUE DESEJAR. ESTA PEÇA TAMBÉM ACEITA DECOUPAGE COM GUARDANAPO FIXADO COM TERMOLINA OU COLA. PODEMOS TAMBÉM APLICAR VERNIZ ACRÍLICO NA PEÇA.
O PAPAI VAI ADORAR TER EM SUA MESA DE TRABALHO ESTE PRESENTE!

PESO DE PAPEL.
# LUVA CIRÚRGICA OU DE BORRACHA TAMANHO PEQUENO
# GESSO EM PÓ
# TINTA PVA, BRANCA
# TINTA PVA DA COR DESEJADA PARA CUSTOMIZAÇÃO.
PREPARE A MASSA DE GESSO MISTURANDO AOS POUCOS A ÁGUA AO PÓ ATÉ FICAR UMA MASSA
PASTOSA, DESPEJE DENTRO DA LUVA E AMARRE A PARTE DO PULSO DA LUVA PARA QUE O GESSO NÃO VAZE. DEIXE DE UM DIA PARA O OUTRO SECANDO.
NO OUTRO DIA PODE DESAMARRAR E ACABAR DE DEIXAR SECANDO, NESTA ETAPA AINDA PODEMOS
MOLDAR OS DEDOS DA MANEIRA QUE QUISERMOS, DEIXE SECAR BEM RETIRE A LUVA, LIXE A BASE DA MÃO PARA QUE FIQUE BEM RETA E SE APOIE COM FIRMEZA SOBRE A MESA, PINTE COM TINTA BRANCA (SERÁ O FUNDO), DEPOIS PINTE DA COR QUE DESEJAR. ESTA PEÇA TAMBÉM ACEITA DECOUPAGE COM GUARDANAPO FIXADO COM TERMOLINA OU COLA. PODEMOS TAMBÉM APLICAR VERNIZ ACRÍLICO NA PEÇA.
O PAPAI VAI ADORAR TER EM SUA MESA DE TRABALHO ESTE PRESENTE!
SUGESTÃO DE MENSAGEM PARA O CARTÃO
QUE PODE SER AMARRADO NOS DEDOS DA MÃO:
PAPAI SEGURA A MINHA MÃOZINHA,
QUERO SEGUIR COM VOCÊ
PELOS CAMINHOS DA VIDA!!!
julho 07, 2009
CHARGES....
julho 06, 2009
LIMITES...

CRIANÇA PRECISA DE LIMITES QUE AS PROTEJAM.
DAR LIMITES É...-Ensinar que os direitos são iguais para todos.-Ensinar que existem OUTRAS pessoas no mundo.-Fazer a criança compreender que seus direitos acabam onde começam os direitos dos outros.-Dizer "sim" sempre que possível e "não" sempre que necessário.-Só dizer "não" aos filhos quando houver uma razão concreta.-Mostrar que muitas coisas podem ser feitas e outras não podem ser feitas.-Fazer a criança ver o mundo com uma conotação social (con-viver) e não apenas psicológica (o meu desejo e o meu prazer são as única coisas que contam).-Ensinar a tolerar pequenas frustrações no presente para que, no futuro, os problemas da vida possam ser superados com equilíbrio e maturidade (a criança que hoje aprendeu a esperar sua vez de ser servida à mesa amanhã não considerará um insulto pessoal esperar a vez na fila do cinema ou aguardar três ou quatro dias até que o chefe dê um parecer sobre sua promoção).-Desenvolver a capacidade de adiar satisfação (se não conseguir emprego hoje, continuará a lutar sem desistir ou, caso não tenha desenvolvido esta habilidade, agirá de forma insensata ou desequilibrada, partindo, por exemplo, para a marginalidade, o alcoolismo ou a depressão).-Evitar que seu filho cresça achando que todos no mundo têm de satisfazer seus mínimos desejos e, se tal não ocorrer (o que é mais provável), não conseguir lidar bem com a menor contrariedade, tornando-se, aí sim, frustrado, amargo ou, pior, desequilibrado emocionalmente.-Saber discernir entre o que é uma necessidade dos filhos e o que é apenas desejo.-Compreender que direito à privacidade não significa falta de cuidado, descaso, falta de acompanhamento e supervisão às atividades e atitudes dos filhos, dentro e fora de casa.-Ensinar que a cada direito corresponde um dever e, principalmente:Dar exemplo! Quem quer ter filhos que respeitem a lei e os homens tem de viver seu dia-a-dia dentro desses mesmos princípios, ainda que a sociedade tenha poucos indivíduos que agem dessa forma.
DAR LIMITES NÃO É...-Bater nos filhos para que eles se comportem.-Quando se fala em limites, muitas pessoas pensam que significa aprovação para dar palmadinhas, bater ou até espancar.-Fazer só o que vocês, pai ou mãe, querem ou estão com vontade fazer.-Ser autoritário, dar ordens sem explicar o porquê, agir de acordo apenas com seu próprio interesse, da forma que lhe aprouver, mesmo que a cada dia sua vontade seja inteiramente oposta à do outro dia, por exemplo.-Deixar de explicar o porquê das coisas, apenas impondo a "lei do mais forte".-Gritar com as crianças para ser atendido.-Deixar de atender às necessidades reais (fome, sede, segurança, afeto, interesse) dos filhos, porque você hoje está cansado.-Invadir a privacidade a que todo ser humano tem direito.-Provocar traumas emocionais, humilhações e desrespeito à criança. -Toda criança tem capacidade de compreender um "não" sem ficar com problemas, desde que, evidentemente, este "não" tenha razão de ser e não seja acompanhado de agressões físicas ou morais. -O que provoca traumas e problemas emocionais é, em primeiro lugar, a falta de amor e carinho, seguida de injustiça, violência física.-Bater nos filhos é uma forma comum de violência física, que, em geral, começa com a palmadinha leve no bumbum. Texto extraído livro:"Limites Sem Trauma" de Tânia Zagury.
PREPARANDO O PORTFÓLIO
Portfólio é uma estratégia importante para melhor conhecer e entender o progresso de cada aluno à medida que o tempo passa.
Coleção de variedades de trabalhos organizados para documentar o desenvolvimento da criança.
TIPOS DE PORTFÓLIO
1 - Portfólio Particular
2 - Portfólio de Aprendizagem
3 - Portfólio Demonstrativo
1 - Portfólio Particular
Compilação pessoal (registros pessoais do professor ou da criança)
2 - Portfólio de Aprendizagem
Utilizado para reflexão sobre a prática e comunicação com os pais
3 - Portfólio Demonstrativo
União do portfólio particular e de aprendizagem
É utilizado pela escola e por todos professores
PORTFÓLIO DE APRENDIZAGEM
Contém:
Anotações, rascunhos e esboço preliminar de projetos em andamento, amostras de trabalhos e diário de aprendizagem da criança.
Esse material é de consulta da criança e do professor e pode ser guardado em arquivos com repartições ou guardados em prateleiras por ordem alfabética.
PORTFÓLIO DEMONSTRATIVO
É composto de amostras representativas de trabalhos que demonstram os avanços importantes da criança ou problemas persistentes.
Os pais também podem escolher itens para o portfólio demonstrativo.
No final do ano ele é apresentado para a professora da série seguinte.
Contém:
Fotografias, gravações, desenhos, cópias de relatos narrativos dos alunos, trabalhos artísticos, pesquisas, produções diversas e diários de aprendizagem.
PASSOS PARA MONTAGEM DE PORTFÓLIO
1 - Estabelecer uma política de portfólio;
2 - Coletar amostras de trabalhos;
3 - Tirar fotografias;
4 - Conduzir entrevistas;
5 - Realizar registros sistemáticos;
POLÍTICA DE PORTFÓLIO:
É um propósito definido e claro
É um conjunto de regras para a coleta dos itens a serem guardados (regras relacionadas com a missão, objetivos curriculares e programa de ensino da escola)
DESENVOLVIMENTO DA POLÍTICA
= É necessário:
* Conhecimento das crianças (individualmente);
* Conhecimento sobre o desenvolvimento infantil;
* Conhecimento de como a criança constrói o conhecimento;
* Conhecimento sobre diversidade.
= É necessário:
* Conhecer os propósitos da escola (missão e objetivos);
* Conhecer a proposta de trabalho para as crianças
(o que se pretende ensinar e o que se espera da criança)
ITENS DO PORTFÓLIO
+ Amostra de trabalhos;
+ Trabalhos artísticos;
+ Produtos de avaliação de desempenho;
+ Fotografias;
+ Diários de aprendizagem;
+ Registros escritos;
+ Entrevistas com a criança;
+ Registros sistemáticos;
+ Registros de caso;
+ Registros de reuniões de análise de portfólio;
+ Relatos narrativos.
DIÁRIO DE APRENDIZAGEM
Nome: Professora:
Data: Ano/Série:
O que tenho aprendido:
O que quero Aprender mais:
Planejo Fazer:
Comentários do professor:
AMOSTRA DE TRABALHO
(Comentário da criança)
Nome: Data:
Trabalho:
Como fiz esse trabalho:
O que gosto nele:
O que gostaria de mudar nele:
Quero tentar fazê-lo de novo
AMOSTRA DE TRABALHO
(Comentário do professor)
Nome: Data:
Trabalho:
___ Iniciado pelo professor ____ Iniciado pela criança
Habilidade/conceito:
Referência:
____ Iniciante _____ Em desenvolvimento
____ Domínio ______ Avançado
Obs.
REGISTRO DE CASO
Nome: Data:
Evento:
Situação:
Detalhes:
Comentários:
REGISTRO SISTEMÁTICO
Nome: Data:
Observador: Hora:
Atitude ou comportamento:
Situação:
Detalhes:
Razão para observação:
Comentários:
Documentação através de álbuns
Comentários das crianças (em forma de texto)
Eu critico:
Eu felicito:
Eu proponho:
Opinião dos alunos sobre os trabalhos realizados, leituras feitas e textos produzidos
(opinião em forma de texto)
POLÍTICA DISCUTIDA
Coleta de material para o portfólio:
Desenvolvimento do esquema corporal
Desenvolvimento do Desenho
Desenvolvimento da escrita
Interpretação de textos
Produção de textos
Problemas
OBSERVAÇÕES
Todo o material deve conter:
O nome da criança;
Data em que foi elaborado;
Identificação da fase de referência do trabalho;
Observações da professora sobre o trabalho;
Observações da criança
Bibliografia Consultada:
Manual de Portfólio. SHORES Elizabeth et al. Artmed.Porto Alegre 2001.
A expressão Livre no Aprendizado da Língua Portuguesa- Pedagogia Freinet. SANTOS, Maria Lúcia. Editora Scipione São Paulo 1993.
Coleção de variedades de trabalhos organizados para documentar o desenvolvimento da criança.
TIPOS DE PORTFÓLIO
1 - Portfólio Particular
2 - Portfólio de Aprendizagem
3 - Portfólio Demonstrativo
1 - Portfólio Particular
Compilação pessoal (registros pessoais do professor ou da criança)
2 - Portfólio de Aprendizagem
Utilizado para reflexão sobre a prática e comunicação com os pais
3 - Portfólio Demonstrativo
União do portfólio particular e de aprendizagem
É utilizado pela escola e por todos professores
PORTFÓLIO DE APRENDIZAGEM
Contém:
Anotações, rascunhos e esboço preliminar de projetos em andamento, amostras de trabalhos e diário de aprendizagem da criança.
Esse material é de consulta da criança e do professor e pode ser guardado em arquivos com repartições ou guardados em prateleiras por ordem alfabética.
PORTFÓLIO DEMONSTRATIVO
É composto de amostras representativas de trabalhos que demonstram os avanços importantes da criança ou problemas persistentes.
Os pais também podem escolher itens para o portfólio demonstrativo.
No final do ano ele é apresentado para a professora da série seguinte.
Contém:
Fotografias, gravações, desenhos, cópias de relatos narrativos dos alunos, trabalhos artísticos, pesquisas, produções diversas e diários de aprendizagem.
PASSOS PARA MONTAGEM DE PORTFÓLIO
1 - Estabelecer uma política de portfólio;
2 - Coletar amostras de trabalhos;
3 - Tirar fotografias;
4 - Conduzir entrevistas;
5 - Realizar registros sistemáticos;
POLÍTICA DE PORTFÓLIO:
É um propósito definido e claro
É um conjunto de regras para a coleta dos itens a serem guardados (regras relacionadas com a missão, objetivos curriculares e programa de ensino da escola)
DESENVOLVIMENTO DA POLÍTICA
= É necessário:
* Conhecimento das crianças (individualmente);
* Conhecimento sobre o desenvolvimento infantil;
* Conhecimento de como a criança constrói o conhecimento;
* Conhecimento sobre diversidade.
= É necessário:
* Conhecer os propósitos da escola (missão e objetivos);
* Conhecer a proposta de trabalho para as crianças
(o que se pretende ensinar e o que se espera da criança)
ITENS DO PORTFÓLIO
+ Amostra de trabalhos;
+ Trabalhos artísticos;
+ Produtos de avaliação de desempenho;
+ Fotografias;
+ Diários de aprendizagem;
+ Registros escritos;
+ Entrevistas com a criança;
+ Registros sistemáticos;
+ Registros de caso;
+ Registros de reuniões de análise de portfólio;
+ Relatos narrativos.
DIÁRIO DE APRENDIZAGEM
Nome: Professora:
Data: Ano/Série:
O que tenho aprendido:
O que quero Aprender mais:
Planejo Fazer:
Comentários do professor:
AMOSTRA DE TRABALHO
(Comentário da criança)
Nome: Data:
Trabalho:
Como fiz esse trabalho:
O que gosto nele:
O que gostaria de mudar nele:
Quero tentar fazê-lo de novo
AMOSTRA DE TRABALHO
(Comentário do professor)
Nome: Data:
Trabalho:
___ Iniciado pelo professor ____ Iniciado pela criança
Habilidade/conceito:
Referência:
____ Iniciante _____ Em desenvolvimento
____ Domínio ______ Avançado
Obs.
REGISTRO DE CASO
Nome: Data:
Evento:
Situação:
Detalhes:
Comentários:
REGISTRO SISTEMÁTICO
Nome: Data:
Observador: Hora:
Atitude ou comportamento:
Situação:
Detalhes:
Razão para observação:
Comentários:
Documentação através de álbuns
Comentários das crianças (em forma de texto)
Eu critico:
Eu felicito:
Eu proponho:
Opinião dos alunos sobre os trabalhos realizados, leituras feitas e textos produzidos
(opinião em forma de texto)
POLÍTICA DISCUTIDA
Coleta de material para o portfólio:
Desenvolvimento do esquema corporal
Desenvolvimento do Desenho
Desenvolvimento da escrita
Interpretação de textos
Produção de textos
Problemas
OBSERVAÇÕES
Todo o material deve conter:
O nome da criança;
Data em que foi elaborado;
Identificação da fase de referência do trabalho;
Observações da professora sobre o trabalho;
Observações da criança
Bibliografia Consultada:
Manual de Portfólio. SHORES Elizabeth et al. Artmed.Porto Alegre 2001.
A expressão Livre no Aprendizado da Língua Portuguesa- Pedagogia Freinet. SANTOS, Maria Lúcia. Editora Scipione São Paulo 1993.
PERFIL ESPECÍFICO DO DESEMPENHO PROFISSIONAL DO EDUCADOR DE INFÂNCIA

Decreto Lei n.º 241/2001 de 30 de AgostoI - Perfil do educador de infância1 - Na educação pré-escolar, o perfil do educador de infância é o perfil geral do educador e dos professores do ensino básico e secundário, aprovado em diploma próprio, com as especificações constantes do presente diploma, as quais têm por base a dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem daquele perfil.2 - A formação do educador de infância pode, igualmente, capacitar para o desenvolvimento de outras funções educativas, nomeadamente no quadro da educação das crianças com idade inferior a 3 anos.II - Concepção e desenvolvimento do currículo1 - Na educação pré-escolar, o educador de infância concebe e desenvolve o respectivo currículo, através da planificação, organização e avaliação do ambiente educativo, bem como das actividades e projectos curriculares, com vista à construção de aprendizagens integradas.2 - No âmbito da organização do ambiente educativo, o educador de infância:a) Organiza o espaço e os materiais, concebendo-os como recursos para o desenvolvimento curricular, de modo a proporcionar às crianças experiências educativas integradas;b) Disponibiliza e utiliza materiais estimulantes e diversificados, incluindo os seleccionados a partir do contexto e das experiências de cada criança;c) Procede a uma organização do tempo de forma flexível e diversificada, proporcionando a apreensão de referências temporais pelas crianças;d) Mobiliza e gere os recursos educativos, nomeadamente os ligados às tecnologias da informação e da comunicação;e) Cria e mantém as necessárias condições de segurança, de acompanhamento e de bem-estar das crianças.3 - No âmbito da observação, da planificação e da avaliação, o educador de infância:a) Observa cada criança, bem como os pequenos grupos e o grande grupo, com vista a uma planificação de actividades e projectos adequados às necessidades da criança e do grupo e aos objectivos de desenvolvimento e da aprendizagem;b) Tem em conta, na planificação do desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem, os conhecimentos e as competências de que as crianças são portadoras;c) Planifica a intervenção educativa de forma integrada e flexível, tendo em conta os dados recolhidos na observação e na avaliação, bem como as propostas explícitas ou implícitas das crianças, as temáticas e as situações imprevistas emergentes no processo educativo;d) Planifica actividades que sirvam objectivos abrangentes e transversais, proporcionando aprendizagens nos vários domínios curriculares;e) Avalia, numa perspectiva formativa, a sua intervenção, o ambiente e os processos educativos adoptados, bem como o desenvolvimento e as aprendizagens de cada criança e do grupo.4 - No âmbito da relação e da acção educativa, o educador de infância:a) Relaciona-se com as crianças por forma a favorecer a necessária segurança afectiva e a promover a sua autonomia;b) Promove o envolvimento da criança em actividades e em projectos da iniciativa desta, do grupo, do educador ou de iniciativa conjunta, desenvolvendo-os individualmente, em pequenos grupos e no grande grupo, no âmbito da escola e da comunidade;c) Fomenta a cooperação entre as crianças, garantindo que todas se sintam valorizadas e integradas no grupo;d) Envolve as famílias e a comunidade nos projectos a desenvolver;e) Apoia e fomenta o desenvolvimento afectivo, emocional e social de cada criança e do grupo;f) Estimula a curiosidade da criança pelo que a rodeia, promovendo a sua capacidade de identificação e resolução de problemas;g) Fomenta nas crianças capacidades de realização de tarefas e disposições para aprender;h) Promove o desenvolvimento pessoal, social e cívico numa perspectiva de educação para a cidadania.III - Integração do currículo1 - Na educação pré-escolar, o educador de infância mobiliza o conhecimento e as competências necessárias ao desenvolvimento de um currículo integrado, no âmbito da expressão e da comunicação e do conhecimento do mundo.2 - No âmbito da expressão e da comunicação, o educador de infância:a) Organiza um ambiente de estimulação comunicativa, proporcionando a cada criança oportunidades específicas de interacção com os adultos e com as outras crianças;b) Promove o desenvolvimento da linguagem oral de todas as crianças, atendendo, de modo particular, às que pertencem a grupos social e linguisticamente minoritários ou desfavorecidos;c) Favorece o aparecimento de comportamentos emergentes de leitura e escrita, através de actividades de exploração de materiais escritos;d) Promove, de forma integrada, diferentes tipos de expressão (plástica, musical, dramática e motora) inserindo-os nas várias experiências de aprendizagem curricular;e) Desenvolve a expressão plástica utilizando linguagens múltiplas, bidimensionais e tridimensionais, enquanto meios de relação, de informação, de fruição estética e de compreensão do mundo;f) Desenvolve actividades que permitam à criança produzir sons e ritmos com o corpo, a voz e instrumentos musicais ou outros e possibilita o desenvolvimento das capacidades de escuta, de análise e de apreciação musical;g) Organiza actividades e projectos que, nos domínios do jogo simbólico e do jogo dramático, permitam a expressão e o desenvolvimento motor, de forma a desenvolver a capacidade narrativa e a comunicação verbal e não verbal;h) Promove o recurso a diversas formas de expressão dramática, explorando as possibilidades técnicas de cada uma destas;i) Organiza jogos, com regras progressivamente mais complexas, proporcionando o controlo motor na actividade lúdica, bem como a socialização pelo cumprimento das regras;j) Promove o desenvolvimento da motricidade global das crianças, tendo em conta diferentes formas de locomoção e possibilidades do corpo, da orientação no espaço, bem como da motricidade fina e ampla, permitindo à criança aprender a manipular objectos.3 - No âmbito do conhecimento do mundo, o educador de infância:a) Promove actividades exploratórias de observação e descrição de atributos dos materiais, das pessoas e dos acontecimentos;b) Incentiva a observação, a exploração e a descrição de relações entre objectos, pessoas e acontecimentos, com recurso à representação corporal, oral e gráfica;c) Cria oportunidades para a exploração das quantidades, com recurso à comparação e estimativa e à utilização de sistemas convencionais e de processos não convencionais de numeração e medida;d) Estimula, nas crianças, a curiosidade e a capacidade de identificar características das vertentes natural e social da realidade envolvente;e) Promove a capacidade de organização temporal, espacial e lógica de observações, factos e acontecimentos;f) Desperta o interesse pelas tradições da comunidade, organizando actividades adequadas para o efeito;g) Proporciona ocasiões de observação de fenómenos da natureza e de acontecimentos sociais que favoreçam o confronto de interpretações, a inserção da criança no seu contexto, o desenvolvimento de atitudes de rigor e de comportamentos de respeito pelo ambiente e pelas identidades culturais.
TÉCNICAS PARA CONTAR HISTÓRIAS


Para chamar a atenção das crianças para o começo da história podemos utilizar no corpo acessórios simples como um laço de fita na cabeça, uma maquiagem mais exótica, um chapéu de couro ou palha ou um laço no pescoço. Também podemos trazer nas mãos um fantoche, um objeto “misterioso” ( sua importância será desvendado no decorrer da história) ou se você for habilidosa(o) poderá confeccionar o personagem principal em espuma, madeira ou desenhá-lo num simples cartaz. Um exemplo prático: Para iniciar na sala de aula a história MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA de Ana Maria Machado podemos trazer jabuticabas para sala de aula e oferecer às crianças... enquanto experimentam a fruta você pode introduzir a história dizendo que você conhece uma história em que um coelho apaixonado tentou comer muitas jabuticabas para ficar pretinho como a menina que ele tanto admirava... É sempre bom informar às mamães no dia anterior que traremos jabuticabas para as crianças pedindo autorização para experimentarem. “Antes prevenir que remediar”.Use a imaginação ao utilizar os recursos escolhidos.
A contação de histórias e sua importância
Contar histórias é ajudar a criança a criar asas e voar através da fantasia, a despertar a sua criatividade vislumbrando a vida de várias maneiras. Através das histórias é fácil a criança perceber que outros vivem o situações parecidas com a dela e desta forma ela se sente mais segura para falar sobre suas vivências.Os sentimentos que são vividos pelos personagens no decorrer das histórias são absorvidos pela criança como algo bom ou ruim e assim vão surgindo questionamentos sobre aquilo que ela sente e muitas vezes não consegue externar, como a raiva, a inveja ou o ciúme.Mostrar que existem outras culturas e que o seu modo de viver não é único, é algo que pode ser feito através da contação das histórias. Desta forma, a criança adquirire conhecimentos que “fora do contexto das histórias” se tornaria uma aula enfadonha. As histórias despertam o prazer pela leitura, pois a criança passa a buscar nos livros um caminho para encontrar outras aventuras como aquelas que a encantou. Valores como o perdão, a bondade, a compaixão e a honestidade são explorados no decorrer das histórias, auxiliando a consolidação de valores importantes na vida dos pequenos leitores.
FONTE: Denise poetisa
A contação de histórias e sua importância
Contar histórias é ajudar a criança a criar asas e voar através da fantasia, a despertar a sua criatividade vislumbrando a vida de várias maneiras. Através das histórias é fácil a criança perceber que outros vivem o situações parecidas com a dela e desta forma ela se sente mais segura para falar sobre suas vivências.Os sentimentos que são vividos pelos personagens no decorrer das histórias são absorvidos pela criança como algo bom ou ruim e assim vão surgindo questionamentos sobre aquilo que ela sente e muitas vezes não consegue externar, como a raiva, a inveja ou o ciúme.Mostrar que existem outras culturas e que o seu modo de viver não é único, é algo que pode ser feito através da contação das histórias. Desta forma, a criança adquirire conhecimentos que “fora do contexto das histórias” se tornaria uma aula enfadonha. As histórias despertam o prazer pela leitura, pois a criança passa a buscar nos livros um caminho para encontrar outras aventuras como aquelas que a encantou. Valores como o perdão, a bondade, a compaixão e a honestidade são explorados no decorrer das histórias, auxiliando a consolidação de valores importantes na vida dos pequenos leitores.
FONTE: Denise poetisa
julho 05, 2009
MISSÃO DOS PAIS

Quando Deus te dá um filho, outorga-te a solene missão de moldar a argila mole, que animou com o milagre de seu sopro divino.Nos sete primeiros anos de vida, tens de dar-lhe forma; dos sete aos quatorze, polimento.Durante toda a sua vida, tens de depositar em seu interior o líquido da sabedoria e da temperança.Tens de ensinar-lhe a ser obediente, pontual, disciplinado, pois tais qualidades lhe serão exigidas a todo instante.Tens de despertar-lhe o amor ao trabalho, às ciências e à leitura, para que ele, sabendo dar, seja útil.Tens de ensinar-lhe a renunciar, a sofrer com resignação, a crer na justiça divina, a perder e, principalmente, a vencer, para que ele, sabendo receber, possa receber sempre.Tens de ensinar-lhe o valor do amor, da lealdade, dos sentimentos nobres, para que ele possa conhecer uma vida feliz e significativa.tens de despertar-lhe o interesse pelas coisas do céu, para que ele não seja esmagado pelas misérias da terra.Tens de transmitir-lhe o significado da vida, para que ele não subordine a sua existência ao temor à morte.Ele é a semente que plantarás. o teu cuidado com ele irá refletir em tua colheita.Se lhe deres instantes, farás dele um conhecido. Se lhe deres tempo, farás dele um amigo. Se o quiseres comprar favores materiais, ele verá em ti uma fonte de ganhos fáceis.Se o conquistares com amor, serás para ele um PAI."Aquilo que o homem semear, isto também ceifará."Gálatas 6:7Decálogo de Pai
VALE A PENA LER...

SOU EU, PAPAI !
Está tão presente o tempo em que eu, pequenina, procurava tuas mãos,pedia colo e que me repetisses as estórias que sabias.O contato de tuas mãos fortes com minhas mãos fofinhas deixava passar toda a segurança de que eu precisava e buscava.
Teu colo paterno era a certeza de tempo com gosto de gratuidade,aconchego e segredos. Cada palavra tua, nas repetidas estórias,alimentava minha imaginação, fazia-me sonhar, voar no tempo e no espaço,mexiam com minhas emoções.E, quantas vezes, papai, me colocavas como personagem de tuas narrações,para dar-me pequenas lições.
Hoje, depois de tantos anos, conservo-o bem presente nos meus dias ebendigo a Deus pela infância que tive, pelo pai que Ele me deu. Pormuitos motivos, costumo dizer: Para mim é fácil chamar a Deus de Pai.Sinto ainda tua presença em tantas bênçãos que vêm para minha vida. Écomo se, o tantas vezes repetido: "Deus te abençoe, filha"! tenha setransformado em: "Com Deus, abençôo-te, minha filha!
Tenho certeza, papai, de que agora estás com Deus, naquele colo que,através de ti, a Ele eu pude sentir.Era como se o tempo parasse - gosto de eternidade.Era sentir-me única - sensação de cumplicidade.
Desde que o devolvemos para Deus, quando converso com Ele procuro também por ti, papai, na felicidade eterna.Tenho certeza de que dás a cada um de nós a noção de que estamos aqui de passagem e nem é bom que todos os problemas sejam resolvidos e os sonhos e esperanças concretizados.Tua volta para o Deus da Vida dá-nos a oportunidade de olharmos para o Céu, em nossa saudade alimentada pela esperança de um reencontro feliz.
Nas minhas lembranças, sinto como se tivesses escrito para mim um livro de vivências para mim. Nosso tempo era preenchido com brincadeiras,canções, orações e poesia... Lembras de como te imitava lendo jornal? Ainda sem saber ler, pegava aquelas folhas grandes demais para minhas mãos e passava bons momentos olhando as figuras e balbuciando a minha imaginativa versão dos fatos.
Quantas vezes o observava escrevendo e relendo seus discursos, complanos para algum cargo público. Foi o tempo em que aprendi também acorrer os olhos pelos mapas, acompanhando-o com os olhos e com o coração em suas viagens de campanhas. Na verdade, papai, valeu a tentativa, mas achei muito bom o fato de não ter sido eleito para cuidar de tanta gente; continuastes assim todo nosso.
Era tão serena minha certeza do teu amor que, só depois de tua partidapara o Céu, percebi claramente que eras o eleito de minha vida. Umsorriso aflora quando alguém sugere que sou um pouco parecida contigo.
Aquelas minhas mãos pequenas, que tantas vezes segurastes, contemplastes e aquecestes, estão crescidas e trabalhando muito.Meu rosto ainda se ilumina e acolhe algumas lágrimas, quando penso emti, nas minhas andanças reais e virtuais, na dança da vida.
Crescida e agradecida a Deus, peço:Abraça-me e dá-me tua bênção, papai!
Ir. Zuleides de AndradeCuritiba - PR
Está tão presente o tempo em que eu, pequenina, procurava tuas mãos,pedia colo e que me repetisses as estórias que sabias.O contato de tuas mãos fortes com minhas mãos fofinhas deixava passar toda a segurança de que eu precisava e buscava.
Teu colo paterno era a certeza de tempo com gosto de gratuidade,aconchego e segredos. Cada palavra tua, nas repetidas estórias,alimentava minha imaginação, fazia-me sonhar, voar no tempo e no espaço,mexiam com minhas emoções.E, quantas vezes, papai, me colocavas como personagem de tuas narrações,para dar-me pequenas lições.
Hoje, depois de tantos anos, conservo-o bem presente nos meus dias ebendigo a Deus pela infância que tive, pelo pai que Ele me deu. Pormuitos motivos, costumo dizer: Para mim é fácil chamar a Deus de Pai.Sinto ainda tua presença em tantas bênçãos que vêm para minha vida. Écomo se, o tantas vezes repetido: "Deus te abençoe, filha"! tenha setransformado em: "Com Deus, abençôo-te, minha filha!
Tenho certeza, papai, de que agora estás com Deus, naquele colo que,através de ti, a Ele eu pude sentir.Era como se o tempo parasse - gosto de eternidade.Era sentir-me única - sensação de cumplicidade.
Desde que o devolvemos para Deus, quando converso com Ele procuro também por ti, papai, na felicidade eterna.Tenho certeza de que dás a cada um de nós a noção de que estamos aqui de passagem e nem é bom que todos os problemas sejam resolvidos e os sonhos e esperanças concretizados.Tua volta para o Deus da Vida dá-nos a oportunidade de olharmos para o Céu, em nossa saudade alimentada pela esperança de um reencontro feliz.
Nas minhas lembranças, sinto como se tivesses escrito para mim um livro de vivências para mim. Nosso tempo era preenchido com brincadeiras,canções, orações e poesia... Lembras de como te imitava lendo jornal? Ainda sem saber ler, pegava aquelas folhas grandes demais para minhas mãos e passava bons momentos olhando as figuras e balbuciando a minha imaginativa versão dos fatos.
Quantas vezes o observava escrevendo e relendo seus discursos, complanos para algum cargo público. Foi o tempo em que aprendi também acorrer os olhos pelos mapas, acompanhando-o com os olhos e com o coração em suas viagens de campanhas. Na verdade, papai, valeu a tentativa, mas achei muito bom o fato de não ter sido eleito para cuidar de tanta gente; continuastes assim todo nosso.
Era tão serena minha certeza do teu amor que, só depois de tua partidapara o Céu, percebi claramente que eras o eleito de minha vida. Umsorriso aflora quando alguém sugere que sou um pouco parecida contigo.
Aquelas minhas mãos pequenas, que tantas vezes segurastes, contemplastes e aquecestes, estão crescidas e trabalhando muito.Meu rosto ainda se ilumina e acolhe algumas lágrimas, quando penso emti, nas minhas andanças reais e virtuais, na dança da vida.
Crescida e agradecida a Deus, peço:Abraça-me e dá-me tua bênção, papai!
Ir. Zuleides de AndradeCuritiba - PR
HAJA O QUE HOUVER, EU ESTAREI SEMPRE COM VOCÊ.

Na Romênia, um homem dizia sempre a seu filho:- "Haja o que houver, eu sempre estarei a seu lado".Houve, nesta época um terremoto de intensidade muito grande, que quase arrasou as construções lá existentes nesta época.Estava nesta hora este homem em uma estrada.Ao ver o ocorrido, correu para casa e verificou que sua esposa estava bem, mas seu filho nesta hora estava na escola. Foi imediatamente para lá. E a encontrou totalmente destruída. Não restou, uma única parede de pé... Tomado de uma enorme tristeza ficou ali ouvindo, a voz feliz de seu filho e sua promessa. ( não cumprida)..." Haja o que houver: eu estarei sempre a seu lado".Seu coração estava apertado e sua vista apenas enxergava a destruição. A voz de seu filho e sua promessa não cumprida o dilaceravam.Mentalmente percorreu inúmeras vezes o trajeto que fazia diariamente segurando sua mãozinha.O portão ( que não mais existia)...Corredor...Olhava as paredes, vendo aquele rostinho confiante......passava pela sala do 3º ano, virava o corredor e o olhava ao entrar. Até que resolveu fazer em cima dos escombros, o mesmo trajeto.Portão...Corredor...Virou a direita...E parou em frente ao que deveria ser a porta da sala. Nada! Apenas uma pilha de material destruído.Nem ao menos um pedaço de alguma coisa que lembrasse a classe.Olhava tudo... desolado... E continuava a ouvir sua promessa:- "Haja o que houver, eu sempre estarei com você".E ele não estava... Começou a cavar com as mãos. Nisto chegaram outros pais, que embora bem intencionados, e também desolados, tentavam afastá-lo de lá dizendo: - Vá para casa. Não adianta, não sobrou ninguém.- Vá para casa.Ao que ele retrucava:- Você vai me ajudar?Mas ninguém o ajudava, e pouco a pouco, todos se afastavam.Chegaram os policiais, que também tentaram retirá-lo dali, pois viam que não havia chance de ter sobrado ninguém com vida. Haviam outros locais com mais esperança.Mas este homem não esquecia sua promessa ao filho, a única coisa que dizia para as pessoas que tentavam retirá-lo de lá era:- Você vai me ajudar ?Mas eles também o abandonavam.Chegaram os bombeiros, e foi a mesma coisa...- Saia daí, não está vendo que não pode ter sobrado ninguém vivo? Você ainda vai por em risco a vida de pessoas que queiram te ajudar pois continuam havendo explosões e incêndios.Ele retrucava :- Você vai me ajudar?- Você esta cego pela dor não enxerga mais nada. Ou então é a raiva da desgraça.- Você vai me ajudar?Um a um todos se afastavam.Ele trabalhou quase sem descanso, apenas com pequenos intervalos, mas não se afastava dali.5 hs / 10 hs / 12 hs/ 22 hs / 24 hs /30 hs...Já exausto, dizia a si mesmo que precisava saber se seu filho estava vivo ou morto. Até que ao afastar uma enorme pedra, sempre chamando pelo filho, ouviu:- Pai ...estou aqui!Feliz, fazia mais força para abrir um vão maior e perguntou:- Você está bem?- Estou. Mas com sede, fome e muito medo.- Tem mais alguém com você?- Sim, dos 36 da classe, 14 estão comigo; estamos presos em um vão entre dois pilares. Estamos todos bem!Apenas se conseguia ouvir seus gritos de alegria.- Pai, eu falei à eles:- Vocês podem ficar sossegados, pois meu pai irá nos achar. Eles não acreditavam, mas eu dizia a toda hora... - "Haja o que houver, meu pai, estará sempre a meu lado".- Vamos, abaixe-se e tente sair por este buraco.- Não! Deixe eles saírem primeiro...- Eu sei que haja o que houver... você estará me esperando!
(Esta história é verídica)
Feliz Dia dos Pais!!
"DIA DOS PAIS"
Oração para o dia dos pais
P A I ! Pai nosso de todos os dias, Imagem e semelhança Daquele lá do céu.
Um ser especial,um companheiro fiel... Fonte de amor, de esperança e de sabedoria!
Tudo que sabemos e somos, aprendemos contigo.
Ensinaste-nos dando exemplos, fazendo!
Assim crescemos, fazendo e aprendendo,
Sempre vendo em ti um modelo, um amigo.
De ti, trazemos no sangue e nos nomes, gotas e pedacinhos,
Verdadeiros símbolos de amor e de carinho,
Que se integraram à nossa vida,fazem parte do nosso ser, Ser pai é mais que missão,É exercício pleno do amor, através da entrega e da doação.
É dar a própria vida, para que os filhos possam viver!
Pai, obrigado (a) pela VIDA
P A I ! Pai nosso de todos os dias, Imagem e semelhança Daquele lá do céu.
Um ser especial,um companheiro fiel... Fonte de amor, de esperança e de sabedoria!
Tudo que sabemos e somos, aprendemos contigo.
Ensinaste-nos dando exemplos, fazendo!
Assim crescemos, fazendo e aprendendo,
Sempre vendo em ti um modelo, um amigo.
De ti, trazemos no sangue e nos nomes, gotas e pedacinhos,
Verdadeiros símbolos de amor e de carinho,
Que se integraram à nossa vida,fazem parte do nosso ser, Ser pai é mais que missão,É exercício pleno do amor, através da entrega e da doação.
É dar a própria vida, para que os filhos possam viver!
Pai, obrigado (a) pela VIDA
junho 23, 2009
MANUALIDADES, PORTA PRATO.
MANULIDADES...LEÃO.
AMO ESSE LEÃO! LEMBRA EVA DA GIRAFA?
ESSE LEÃO PODE-SE FAZER E APLICAR NA LATINHA DE POMAROLA OU COPO DE SOPA INSTANTÂNEA, PARA CONFECCIONAR O PORTA LÁPIS.
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