janeiro 25, 2010

Como trabalhar o nome da criança...

CAIXA DE NOMES



Materiais:
caixa de sapato; caneta hidrográfica; cola branca; papel cartão; papel adesivo transparente; papel de presente; papel sulfite tamanho A4; tesoura com a ponta arredondada.

Colocando em prática

Faça fichas com os nomes das crianças escritos com canetas hidrográfica, em letra bastão, num pedaço de papel sulfite no tamanho de 10 x 15, e cole a foto em cima do nome. Cole cada ficha em papel cartão e plastifique com papel adesivo para que fiquem mais firmes. Deixe pronta, também, a caixa encapando-a com papel de presente e plastificando-a.



Fonte: Revista Projetos Escolares de Ed. Infantil Ano 4 N. 44

Conhecimentos Privilegiados de Língua Portuguesa 3ª ano – Regime de nove anos


Língua Portuguesa 3ª ano – Regime de nove anos
2º ano - Regime de oito anos

1º Bimestre

Prática de Leitura
• Gênero privilegiado: verbetes de dicionário
• Outros gêneros trabalhados: conto (texto literário) e receita (texto prático)
• Antecipação e inferências a respeito do conteúdo de um texto, com base em informações e conhecimentos prévios relativos ao suporte textual, no caso o dicionário
• Gêneros trabalhados: conto, história em quadrinhos e poema
• Elementos da narrativa: personagem, tempo, espaço, enredo e narrador (noções preliminares)
• Diferenciação entre autor e narrador
• Marcas lingüísticas que identificam a fala dos personagens
• Relação entre texto escrito e imagem
• Apoio em verbetes de dicionário para resolução de problema localizado de leitura
• Linguagem metafórica

Prática de análise de lingüística

• Tipos de dicionários e seus respectivos verbetes
• Ordem alfabética
• Palavras de referência
• Abreviaturas (noções preliminares de substantivo e de gênero)
• Palavras que não estão no dicionário (noções preliminares de singular e plural e de verbo no infinitivo)
• Diferentes usos do dicionário (significado de palavras desconhecidas, busca de grafia certa e da pronuncia correta das palavras de sentido semelhante para evitar repetição)
• Polissemia
• Travessão em discurso direto
• Organização de elementos da narrativa (tempo e espaço)
• Característica dos personagens
• Partes do enredo ( situação inicial de equilíbrio, conflito e resolução de conflito)
• Tipos de balões em histórias em quadrinhos
• Retomada do conceito de estrofe, verso e rima
• Outros conhecimentos contemplados
: título e letra inicial maiúscula

Prática de produção de texto

• Criação de verbetes
• Produção coletiva de narrativa ficcional
• Transformação de história em quadrinhos em conto
• Produção de relato de experiência pessoal

Prática de oralidade

• Pronúncia correta das palavras, com base nas informações contidas no dicionário
• Leitura expressiva de conto e poema
• Verbalização de opiniões e experiências pessoais.
• Adequação da linguagem à situação comunicativa

2º Bimestre

Prática de Leitura
• Gênero privilegiado: carta
• Outros gêneros trabalhados:
• Fotografia (acompanhada de legenda) e tirinhas
• Observação do procedimento de adequação do texto à intencionalidade comunicativa
• Gênero trabalhado: notícia
• Compreensão do fato como matéria-prima da noticia

Prática de análise de lingüística

• Caracterização de personagens por meio do uso de adjetivos (sem nomenclatura)
• Escolha lexical como recurso lingüístico
• Formas de tratamento
• Efeito de sentido produzido pelas formas de tratamento escolhidas
• Identificação das partes que compõem uma carta
• Observação da forma de preenchimento de um envelope
• Uso de onomatopéias
• Noções preliminares sobre a estrutura da noticia
• Função e características dos títulos
• Recursos usados na noticia: escolhas lexicais, comparação, ilustração, elementos de coesão (substituição lexical, pronominal e elipse)
• Uso das aspas para remeter ao sentido conotativo das palavras
• Função dos numerais em textos informativos

Prática de produção de texto

• Criação de um personagem (desenho e descrição)
• Elaboração de uma carta
• Re-escrita de uma tirinha por meio de frases e parágrafos
• Registro das idéias principais de um texto informativo (resumo)
• Resumo e registro de notícias (produção coletiva)

Prática de oralidade

• Exposição de idéias e opiniões sobre os temas estudados
• Análise dos efeitos sonoros produzidos pelo uso de onomatopéias

Conhecimentos Privilegiados de Matemática 3ª ano – Regime de nove anos


1º Bimestre

Números e operações

• Reconhecimento dos números no contexto diário
• Construção do conceito de número natural
• Compreensão da organização do Sistema de Numeração decimal
• Leitura, interpretação e produção de escritas numéricas
• Identificação de critérios utilizados na organização de seqüência
• Comparação, ordenação e composição de quantidades
• Realização de contagens por agrupamentos
• Realização de operações compreendendo seus significados (adição, subtração, multiplicação e divisão)
• Utilização da estimativa como recurso para análise e previsão de resultados
• Realização de cálculos mentais
• Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas
• Reconhecimento do calendário como forma de registrar e contar o tempo (dias, semanas, meses e ano)
• Reconhecimento dos números no contexto diário
• Construção do conceito de número natural
• Compreensão da organização do sistema de Numeração Decimal
• Leitura, interpretação e produção de escrita numérica
• Identificação de critérios utilizados na organização de seqüência
• Comparação, ordenação e composição de quantidades
• Realização de contagens por agrupamentos
• Realização de operações compreendendo seus significados (adição, subtração multiplicação e divisão)
• Realização de cálculos mentais
• Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas
• Utilização da calculadora para realizar operações, verificar resultados e investigar propriedade

Espaço e forma

• Identificação de algumas propriedades das formas geométricas
• Representação de formas geométricas
• Percepção de semelhanças e diferenças entre formas geométricas e objetos do espaço

Grandezas e medidas

• Conhecimento e utilização das unidades de medida de tempo
• Conhecimento e utilização das unidades de medida de tempo (h)

Tratamento de informações

• Leitura e interpretação de dados em tabelas, gráficos e imagens
• Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas
• Leitura e interpretação de dados em tabelas e imagens
• Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas

2º Bimestre

Números e operações

• Reconhecimento dos números no contexto diário
• Construção do conceito de número natural
• Compreensão da organização do Sistema de Numeração Decimal
• Leitura, interpretação e produção de escritas numéricas
• Identificação de critérios utilizados na organização de seqüência
• Comparação, ordenação e composição de quantidades
• Realização de contagens por agrupamentos
• Realização de operações compreendendo seu significado (adição e subtração)
• Utilização da estimativa como recurso para análise e previsão de resultados
• Realização de cálculos mentais
• Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas
• Noções de par ou ímpar
• Reconhecimento dos números no contesto diário
• Construção do conceito de número natural
• Compreensão da organização do Sistema De Numeração Decimal
• Leitura, interpretação e produção de escritas numéricas
• Identificação de critérios utilizados na organização de seqüência
• Comparação, ordenação e composição de quantidades
• Realização de contagem por agrupamentos
• Realização de operações compreendendo seus significados (adição, subtração e multiplicação)
• Utilização da estimativa como recurso para análise e previsão de resultados
• Realização de cálculos mentais
• Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas
• Utilização da calculadora para realizar operações, verificar resultados e investigar propriedades

Espaço e forma

• Formas geométricas identificadas em objetos do cotidiano
• Identificação de algumas propriedades das formas geométricas
• Representação de formas geométricas
• Composição de mosaicos
• Percepção de semelhanças e diferenças entre formas geométricas e objetos do espaço

Grandezas e medidas

• Utilização do real como unidade de medida do nosso sistema monetário
• Conhecimento, utilização e estabelecimento de relações entre as diferentes representações da unidade de medida do nosso valor monetário (o real)

Tratamento de informações

• Leitura e interpretação de dados em tabelas e imagens
• Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas
• Leitura e interpretação de dados em tabelas e imagens
• Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas