janeiro 25, 2010

Conhecimentos Privilegiados de Língua Portuguesa 3ª ano – Regime de nove anos


Língua Portuguesa 3ª ano – Regime de nove anos
2º ano - Regime de oito anos

1º Bimestre

Prática de Leitura
• Gênero privilegiado: verbetes de dicionário
• Outros gêneros trabalhados: conto (texto literário) e receita (texto prático)
• Antecipação e inferências a respeito do conteúdo de um texto, com base em informações e conhecimentos prévios relativos ao suporte textual, no caso o dicionário
• Gêneros trabalhados: conto, história em quadrinhos e poema
• Elementos da narrativa: personagem, tempo, espaço, enredo e narrador (noções preliminares)
• Diferenciação entre autor e narrador
• Marcas lingüísticas que identificam a fala dos personagens
• Relação entre texto escrito e imagem
• Apoio em verbetes de dicionário para resolução de problema localizado de leitura
• Linguagem metafórica

Prática de análise de lingüística

• Tipos de dicionários e seus respectivos verbetes
• Ordem alfabética
• Palavras de referência
• Abreviaturas (noções preliminares de substantivo e de gênero)
• Palavras que não estão no dicionário (noções preliminares de singular e plural e de verbo no infinitivo)
• Diferentes usos do dicionário (significado de palavras desconhecidas, busca de grafia certa e da pronuncia correta das palavras de sentido semelhante para evitar repetição)
• Polissemia
• Travessão em discurso direto
• Organização de elementos da narrativa (tempo e espaço)
• Característica dos personagens
• Partes do enredo ( situação inicial de equilíbrio, conflito e resolução de conflito)
• Tipos de balões em histórias em quadrinhos
• Retomada do conceito de estrofe, verso e rima
• Outros conhecimentos contemplados
: título e letra inicial maiúscula

Prática de produção de texto

• Criação de verbetes
• Produção coletiva de narrativa ficcional
• Transformação de história em quadrinhos em conto
• Produção de relato de experiência pessoal

Prática de oralidade

• Pronúncia correta das palavras, com base nas informações contidas no dicionário
• Leitura expressiva de conto e poema
• Verbalização de opiniões e experiências pessoais.
• Adequação da linguagem à situação comunicativa

2º Bimestre

Prática de Leitura
• Gênero privilegiado: carta
• Outros gêneros trabalhados:
• Fotografia (acompanhada de legenda) e tirinhas
• Observação do procedimento de adequação do texto à intencionalidade comunicativa
• Gênero trabalhado: notícia
• Compreensão do fato como matéria-prima da noticia

Prática de análise de lingüística

• Caracterização de personagens por meio do uso de adjetivos (sem nomenclatura)
• Escolha lexical como recurso lingüístico
• Formas de tratamento
• Efeito de sentido produzido pelas formas de tratamento escolhidas
• Identificação das partes que compõem uma carta
• Observação da forma de preenchimento de um envelope
• Uso de onomatopéias
• Noções preliminares sobre a estrutura da noticia
• Função e características dos títulos
• Recursos usados na noticia: escolhas lexicais, comparação, ilustração, elementos de coesão (substituição lexical, pronominal e elipse)
• Uso das aspas para remeter ao sentido conotativo das palavras
• Função dos numerais em textos informativos

Prática de produção de texto

• Criação de um personagem (desenho e descrição)
• Elaboração de uma carta
• Re-escrita de uma tirinha por meio de frases e parágrafos
• Registro das idéias principais de um texto informativo (resumo)
• Resumo e registro de notícias (produção coletiva)

Prática de oralidade

• Exposição de idéias e opiniões sobre os temas estudados
• Análise dos efeitos sonoros produzidos pelo uso de onomatopéias

Nenhum comentário:

Postar um comentário