junho 16, 2009

VALE A PENA LER!!!!

PROPOSTA DE PLANO DE ESTUDO PARA ENSINO RELIGIOSO


Introdução

A discussão sobre o papel do Ensino Religioso nas escolas da Rede Sinodal de Educação já vem de longa data. Sente-se a necessidade de definir melhor o que queremos com o Ensino Religioso nas nossas escolas e como vamos organizá-lo para que ele atinja os objetivos propostos nos Projetos Pedagógicos das escolas cristã-luteranas.
Percebe-se uma preocupação das pessoas envolvidas na busca de caminhos para a valorização do Ensino Religioso nas escolas e um anseio muito grande em compartilhar experiências para assim, traçar metas e objetivos em comum. Urge também a necessidade de uma definição de qual Ensino Religioso queremos nas escolas. A pergunta sobre a definição do tipo de Ensino Religioso que se quer, ou que se necessita, soa entre professores e equipes pedagógicas: Queremos o enfoque confessional, interconfessional ou inter-religioso?
Entende-se como:
a) confessional: trabalho do ponto de vista de uma única denominação, no caso, a confessionalidade luterana.
b) interconfessional: opção pelo ensino religioso do ponto de vista cristão, onde se trabalha mais os valores do que o aspecto doutrinário.
c) inter-religioso: opção pelo ponto de vista das diferentes religiões a fim de conhecê-las e respeitá-las.

No texto, Diretrizes da Política Educacional da IECLB, encontramos a opção feita pela IECLB para o ensino interconfessional. Veja no recorte abaixo:
3.5. Ensino Religioso
A Educação é compromisso fundamental da Igreja. A Igreja deve estar a serviço da educação, zelando para que todos tenham acesso à educação, à educação religiosa e à educação na fé.
A IECLB, como entidade civil, tem a responsabilidade de envolver-se com as questões voltadas para a vida cidadã. Entre elas, estão o acompanhamento e a inserção nos espaços de discussão, implantação e implementação das políticas públicas educacionais, e principalmente o envolvimento com aquelas que tratam da dimensão religiosa do ser humano.
Na prática do Ensino Religioso, devemos ter abertura para o diálogo inter-religioso e a vivência ecumênica. Para isso, precisamos ter clareza da própria identidade e da confessionalidade evangélico-luterana.
O Ensino Religioso tem como meta a proposta e a busca por uma vida plena e justa. Essa meta está presente na sala de aula, mas também no modo como o educador ou a educadora veicula o saber, seja através do planejamento, da seleção de conteúdos, da escolha do método de trabalho, do posicionamento frente às questões existenciais que fazem parte do cotidiano.
O Ensino Religioso é testemunho e missão da IECLB quando está voltado para as situações do dia-a-dia, seja mostrando os sinais de mudança que já existem ou a constituírem-se.
A legislação sobre o Ensino Religioso, conforme a Política Educacional vigente, propõe a construção e a vivência de um projeto de vida fundamentado no exercício da cidadania, na justiça, nos direitos humanos e na defesa da dignidade do ser humano. Ele deve auxiliar e resultar na formação e capacitação de pessoas alegres, com esperança de e na vida.

De acordo com a Lei 9.475, de 22 de julho de 1997, no
Art. 33 - O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.
§ lº - Os sistemas de ensino regulamentarão os procedimentos para a definição dos conteúdos do ensino religioso e estabelecerão as normas para a habilitação e admissão dos professores.
§ 2º - Os sistemas de ensino ouvirão entidade civil, constituída pelas diferentes denominações religiosas, para a definição dos conteúdos do ensino religioso."

O Ensino Religioso é a área do conhecimento que busca desenvolver a dimensão religiosa do ser humano na sua formação integral. O Ensino Religioso possui um caráter essencialmente social, pois desenvolve um processo de ensino-aprendizagem onde o ser humano está voltado para o outro, quer ajudar as pessoas a desenvolverem uma vivência e uma filosofia de vida fundamentadas na ética, onde a defesa dos direitos humanos é fundamental.
Como processo educacional que parte da pessoa, o Ensino Religioso requer uma forma integrada de ação dentro do ambiente escolar, o que implica uma proposta interdisciplinar de ensino e uma clara relação entre religiosidade, fé e vida. Deve ter objetivos claros e definidos, conteúdos bem selecionados, uma equilibrada programação para cada ano, um estudo sistemático e orgânico.
Chamamos a atenção para a denominação Ensino Religioso do referido componente curricular , conforme legislação vigente. Sugerimos assim, para as escolas da Rede Sinodal de Educação a adoção desta denominação.
Assim, tendo a preocupação primeira de refletir sobre os objetivos e os conteúdos, um grupo de educadores da Rede Sinodal de Educação, indicados pelo Conselho de Educação da IECLB, elaborou uma proposta de plano de estudo para o Ensino Religioso nas escolas da Rede Sinodal de Educação. Trata-se de uma proposta, o que significa que as escolas podem melhorá-la, incrementá-la ou a partir dela desenvolver seu programa.

Objetivos do Ensino Religioso nas escolas da Rede Sinodal de Educação:

* Refletir sobre a importância do fenômeno religioso;
* encontrar respostas para questões existenciais;
* mobilizar para a vivência cristã.

Referenciais:

A proposta pedagógica para o Ensino Religioso deve ter como referencial a Bíblia, o Calendário Litúrgico e as bases confessionais luteranas. Entendemos como referencial, o lugar de onde olhamos o fenômeno religioso, valorizando a bagagem cultural religiosa do aluno.


PLANOS DE ESTUDOS:

Educação Infantil

Temas:
Valores: confiança, afetividade, solidariedade, amizade, respeito.

Conteúdos:
Histórias bíblicas (seleção de histórias a partir da realidade da sala de aula)

Competências e habilidades:
Compreender a importância de cada um na formação da sociedade;
Valorizar as atitudes, as opiniões, as críticas de si mesmo e de seus colegas;
Manifestar atitudes de respeito, de cuidado e de responsabilidade por si mesmo, pelo outro e pela natureza;
Reconhecer a importância da natureza para a continuidade da vida;
Identificar a manifestação do transcendente;
Conhecer os símbolos das tradições religiosas representadas em sala de aula;
Apontar valores necessários para o convívio em sociedade.

Procedimentos:
Contar as histórias bíblicas usando diversos recursos:fantoches, gravuras, objetos, fotos, livros, lâminas, flanelógrafo, painéis, vídeos e data-show.
Dramatizar pequenas situações, gestos ou personagens da história narrada;
Dialogar e interagir com os alunos em sala de aula;
Propor diálogos com os pais e envolver estes depoimentos no diálogo em sala de aula;
Cantar, ouvir, refletir e criar a partir das músicas;
Fazer brincadeiras; deixar criar, fantasiar e inventar, tocar as pessoas, conversar sobre possíveis reações durante os jogos e as brincadeiras;
Realizar atividades em grupos;
Realizar atividades ao ar livre, deixando espaço para que a criança (re) crie situações e desenvolva a sensibilidade para ouvir, cheirar, sentir, enfim, para vivenciar.
Realizar atividades em grupo que proporcionem o auto-conhecimento e o relacionamento inter-pessoal.
Confeccionar materiais: objetos citados nas histórias ou criados a partir das histórias, brinquedos, cartões, presentes para os colegas, enfeites etc.
Celebrar e orar.

Sugestão de histórias bíblicas:
Criação (Gênesis 1 e 2) – Arca de Noé (Gênesis 6-7)

Confiança - História de Daniel; A ovelha encontrada ( Lucas 15. 1-7); O filho pródigo (Lucas 15. 11-31)

Ajuda, amizade, confiança - História do paralítico de Cafarnaum (Marcos 2); A unidade orgânica da igreja (1 Coríntios 12. 12-30); A parábola do amigo importuno ( Lucas 11. 5-8); Jesus acolhe as crianças ( Marcos 10. 3-16); Jesus acalma a tempestade ( Mateus 8. 23-27)

Solidariedade - O bom samaritano (Lucas 10. 25-27); Elias e a viúva de Sarepta (Reis 17. 8-24); Deus dá comida para o seu povo (Êxodo 16.3-1,11-15,31)

Respeito - Seja o maior como o menor (Lucas 22. 24-26; Salmo 8)


Ensino Fundamental – Séries iniciais

Temas:
Respeito à vida
Solidariedade
Perdão
Paz
Ecologia
Valores de convivência

Conteúdos:
Histórias bíblicas (seleção de histórias a partir da realidade da sala de aula)

Competências e habilidades:
Desenvolver atitudes de agradecimento, de amor e de respeito ao transcendente pelo dom da vida, pela capacidade de fazer diferentes ações e pela vida de cada um;
Desenvolver atitudes de respeito, de cuidado e de responsabilidade com a natureza;
Aprender a admirar com respeito os símbolos das diferentes tradições religiosas representadas em sala de aula;
Conhecer comportamentos religiosos simples (gestos, posturas) e o que eles expressam nas diferentes tradições religiosas existentes na sala de aula;
Valorizar o relacionamento com o outro;
Entender que a comunicação e a união acontecem através do dar, do receber e da troca de conhecimentos e saberes realizados entre as pessoas;
Identificar a manifestação do transcendente;
Identificar comportamentos religiosos manifestados em casa, na sala de aula, nos diferentes lugares de culto das várias TRs (Tradições Religiosas);
Conhecer os elementos e partes que compõem as celebrações das diferentes TRs representadas em sala de aula;
Celebrar e orar.

Procedimentos:
Contar as histórias bíblicas com muita criatividade, usando:fantoches, gravuras, objetos, fotos, livros, lâminas, flanelógrafo, painéis, vídeos, slides e data-show.
Dramatizar (encenar) pequenas situações, gestos ou personagens da história narrada;
Criar outras histórias, relacionadas ao dia-a-dia, a partir das mensagens das histórias bíblicas (Se a história acontecesse hoje, como seria?; transformá-las em história em quadrinhos, entrevistar os personagens... um exercício de faz -de -conta para ajudar na interpretação);
Cantar, ouvir, refletir e criar a partir das músicas;
Fazer brincadeiras; deixar criar, fantasiar e inventar, tocar as pessoas, conversar sobre possíveis reações durante os jogos e brincadeiras;
Realizar atividades em grupos;
Estimular para a realização de pequenas pesquisas na comunidade para fazer uma análise da realidade local e para se ter uma percepção da dimensão e importância do tema;
Realizar atividades ao ar livre, deixando espaço para que a criança (re) crie situações e desenvolva a sensibilidade para ouvir, cheirar, sentir, enfim, para vivenciar;
Confeccionar materiais: objetos citados nas histórias ou criados a partir das histórias, brinquedos, cartões, presentes para os colegas, enfeites etc;
Identificar as TRs existentes na escola e no município.

Sugestão de histórias bíblicas:
Respeito à vida - História de Abraão - Sarah e Abraão vão para uma nova terra - A promessa de Deus para Abraão – O nascimento de Isaque (Gênesis 21.1-3.6,8)

Perdão - A parábola do filho pródigo (Lucas 15.11-32); A parábola do credor incompassivo (Mateus 18. 23-25); Jacó se encontra com Esaú (Gênesis 23)

Paz - Festa de Caná (João 2; João Batista- Lucas 1)

Ecologia (Gênesis 1. 1-26; Salmo 8 ; Gênesis 8. 6-12)

Valores de convivência A parábola dos trabalhadores na vinha (Mateus 20.1-16); A parábola da ovelha perdida (Mateus 18. 10-14); O maior no reino dos céus (Marcos 9.33-37); A torre de Babel (Gênesis 11.1-9) Rute





Ensino Fundamental: 4ª a 6ª série

Temas:
Transcendência e imanência, respeito e solidariedade, alteridade, pluralidade religiosa, comunidade e grupos sociais, justiça social e paz.

Conteúdos:
Relação humana com o transcendente;
A compreensão do transcendente e a estrutura do mundo pessoal a partir dessa experiência;
Valores humanos e religiosos;
Conhecimento de si e do outro;
A solidariedade como valor;
Tipos de comunidades;
História das comunidades, das famílias, das sociedades cívicas e religiosas no contexto escolar;
Sentido e importância de viver em comunidade;
A importância das comunidades para a vivência da paz, a prática do diálogo e da justiça;
Os valores necessários para a vida pessoal e social, conforme as diferentes TRs;
A paz e a tolerância como grandes valores entre os grupos sociais;
Projetos de paz.

Competências e habilidades:
Identificar a presença do transcendente na vida pessoal , familiar e na sociedade local;
Compreender que o ser humano procura relacionar-se e dialogar com o transcendente;
Entender como se vivencia o mistério transcendente através das doutrinas, ritos e tradições;
Perceber como o sagrado se manifesta na pessoa humana (sacerdotes, profetas, videntes, etc);
Reconhecer a revelação do transcendente manifestado pelo texto sagrado;
Reconhecer que as expressões do transcendente são multiformes;
Descobrir a sua individualidade, resgatando a auto-estima e reconhecendo-se como se único, capaz, mas também limitado;
Reconhecer o outro com suas capacidades e limitações;
Aprender o valor da convivência na solidariedade, baseada no respeito mútuo e na aceitação do diferente como algo enriquecedor;
Reconhecer a diversidade e o pluralismo cultural e religioso;
Entender que a vida em grupo auxilia no crescimento das pessoas;
Entender paradigmas de sociedade/grupos sadios, baseados em valores humanos de igualdade, justiça social e paz;
Reconhecer os diferentes tipos de valores propostos pelas TRs;
Refletir sobre a influência das TRs na forma como as pessoas pensam, sentem e agem.

Sugestão de histórias bíblicas:
Justiça - Salomão julga um caso difícil (1 Reis 3. 16-27)

Alteridade - Parábola do credor incompassível (Mateus 18)

Solidariedade - O Bom Samaritano (Lucas 10. 25-37); Multiplicação dos pães (João 6.1-15); Jesus cura um paralítico (Lucas 5. 17-26); História de José (Gênesis 37 e seguintes)

Pluralidade religiosa - Cura dos 10 Leprosos (Lucas 17.11-19)

Amor ao próximo (Mateus 5. 43-48)

Transcendência e imanência - Eu e meu Pai somos um (João 8); Confissão de Pedro (Mateus 13.13-18); Jesus Bom Pastor (João 10.11-18)

Justiça social - Os trabalhadores da plantação de uvas (Mateus 20.1-16); Mulher adúltera (João 8); O rico e o lázaro (Lucas 16.19-31)

Paz - Jesus e o bom Pastor (João 10.11-18); Bem-aventuranças (João 20.21)

Procedimentos:
Contar as histórias bíblicas, usando diferentes recursos;
Dramatizar (criar diferentes cenários...);
Fazer releituras das histórias (quem seriam hoje esses personagens?...);
Cantar;
Trabalhar com textos de músicas;
Organizar projetos de intervenção social;
Visitar instituições;
Montar painéis a partir de temas atuais;
Assistir a filmes; organizar debates a partir dos filmes.


Ensino Fundamental: 7ª e 8ª série

Temas:
Jeitos de crer, o valor da vida, vivência religiosa,vida e morte, solidão e sexualidade (trabalho interdisciplinar)

Conteúdos:
A experiência religiosa: vivência do mistério transcendente nas doutrinas, ritos e tradições;
As condutas humanas e as exigências das TRs (Tradições Religiosas): as orientações para a vida conforme as diversas TRs;
O valor da vida nas TRs;
A experiência da fé como fator influente na formação ética das pessoas;
Tradições religiosas;
Religiosidade popular (superstições, magias, fetiches);
Dimensão religiosa humana: força e ambigüidade;
Arestas religiosas no futebol, rock e carnaval;
Posições sobre o estudo da vida e da morte ao longo da história;
Os limites éticos do agir humano;
Identidade: pessoal, social, afetiva religiosa e sexual;
A consciência da sexualidade.

Competências e habilidades:
Conhecer práticas de espiritualidade das TRs para se relacionar com o transcendente;
Descobrir que somos seres em constante processo de construção e que a fé no transcendente auxilia no nosso crescimento como pessoa feliz;
Entender que a experiência religiosa é uma das formas dos fiéis se conhecerem melhor e verem seus relacionamentos com os outros e com o mundo;
Perceber as influências das TRs na vida das pessoas e de uma comunidade;
Propor sentidos à vida num contexto pleno de significados como: a fé, as ciências, o conhecimento do sagrado, identidade e corporeidade, diferentes expressões de sexualidade, dons e potencialidades, corpo como templo do sagrado, relacionamentos e afetividade;
Constatar que há diferentes compreensões do transcendente e da experiência religiosa;
Perceber que há orientações de vida propostas pelas normas, crenças e mitos das TRS;
Enfatizar o amor, o respeito e a responsabilidade na abordagem da sexualidade.

Sugestão de histórias bíblicas:
Jeitos de crer - A incredulidade de Tomé (João 20.24...); Deus põe Abraão à prova (Gênesis 22.1-3,15-18); A tempestade no mar (Atos 27.1- 41); A fuga de Jacó (Gênesis 28)

O valor da vida - Filho pródigo (Lucas 15. 11-32); Ansiosa solitude pela vida (Lucas 12.20); A ressurreição da filha de Naim; Lázaro vive (João 11. 1-4)

Sexualidade - Incesto de Amnon (2 Samuel 13); José na casa de Potifar (Gênesis 39); Do adultério (Mateus 5.27 -32); Mulher adúltera (João 8. 1-11)

Solidão – Tentação de Jesus (Mateus 4.1-11); Elias e a seca (1 Reis 17.1-7)

Vivência religiosa - Fariseu e o publicano (Lucas 18.9-14); Maria e Marta (Lucas 10.38-42)
Morte - História de Lázaro (João 11.1-46); Ressurreição da Filha de Naim (Lucas 7.11-17); “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”(Lucas 23.46)

Texto: Finitude (acompanha este documento)

Procedimentos:
Dramatização de histórias bíblicas;
Releituras de histórias bíblicas;
Trabalhos com textos, poesias, músicas e notícias;
Criação de paródias musicais a partir de histórias bíblicas;
Contextualizar as vivências com os temas propostos;
Refletir a partir de filmes;
Realizar debates sobre os temas abordados;
Rodas de conversas;
Dinâmicas diversas que estimulem o Compartilhamento de anseios, de problemas e de vivências;
Execução de projetos sociais;
Visitas a outros espaços religiosos.


Ensino Médio

Temas:
Eu comigo mesmo;
Construção da própria identidade;
Alteridade;
Voluntariado;
Vocação profissional;
Ética e cidadania nas relações;
Paz;
Gênero.

Conteúdos:
Constituição físico-psíquica-espiritual;
Características do ser humano, a relação com o transcendente e com o outro;
Eu e o outro somos nós;
Compreensão de que o ser humano foi criado para si e para o outro em uma ação coletiva;
Comprometimento dos seres humanos na construção do mundo;
O ser humano como sujeito da história e promotor da vida plena num processo contínuo de mudança de mentalidade e de transformação da sociedade;
Discussão de temas relacionados à preservação da vida: drogas, namoro, amizade, casamento, violência, morte, gravidez, DST, AIDS.

Competências e habilidades:
Ir ao encontro do outro a serviço de Deus;
Evidenciar as potencialidades e as limitações próprias do ser humano que geram tensões e desafios;
Reconhecer que crescemos na relação com o outro;
Identificar em si a responsabilidade e as possibilidades para cuidar do mundo, mantendo o sentido de interdependência;
Conhecer a visão do mundo das diferentes TRs;
Despertar para valores humanos, como: justiça, fraternidade, autenticidade, respeito, amor, solidariedade;
Fomentar as reflexões sobre as questões de gênero;
Aceitar o direito do outro de ter diferenças.




Procedimentos:
Trabalhar a cosmovisão das TRs (tradições religiosas) através dos mitos;
Apresentar trabalhos em forma de seminários;
Desenvolver projetos de ações de cidadania;
Realizar debates a partir de filmes;
Relatos de pessoas da comunidade;
Pesquisas na comunidade.

Alternativa: Desenvolvimento de Projetos sociais


Sugestões de livros para consulta, pesquisa, inspiração e planejamento das aulas

1. Tecendo a vida – Livros para o Ensino Religioso da Educação Infantil até 4ª série-Editora Sinodal
2. ALVES, Ruben. O que é Religião? Edições Loyola.
3. ALVES, Ruben. Transparências de Eternidade. Verus.
4. ALTOÉ, Adaílton; DEBONA, Aparecida. Fábulas e Parábolas – Aprendendo com a vida – 1 e 2. Paulus.
5. ARBOITTE, Elcy. Bom Dia Esperança. Ed. Gráfica Jacuí.
6. ARHAPIAGHA,Yamunisiddha. Umbanda – A Proto-Síntese Cósmica. Ed. Pensamento.
7. ARMSTRONG, Karen. Jerusalém – Uma Cidade, Três Religiões. Companhia das Letras.
8. ATTAR, Farid Ud-din. A Conferência dos Pássaros. Cultrix.
9. FLETCHER, Richard. A Cruz e o Crescente - Cristianismo e Islã de Maomé à Reforma. Nova Fronteira.
10. BAUMGARTEN, Horst. Símbolos - Um pequeno dicionário. Editora Otto Kuhr.
11. BIERLEIN, J. F..Relatos Míticos. Ediouro.
12. BITTENCOURT, José Eduardo; SOUZA, Sérgio Jeremias de. Como Fazer Dinâmicas. Ave-Maria.
13. BOFF, Leonardo. Experimentar Deus – A transparência de todas as coisas. Verus.
14. BOFF, Leonardo. Fundamentalismo. Sextante.
15. BONDER, Nilton. Sobre Deus e o Sempre. Campus.
16. BORGES, Giovana Leal. Dinâmicas de Grupo – Redescobrindo Valores. Vozes.
17. BORTOLIN, José. Tire suas Dúvidas sobre Bíblia – 159 respostas esclarecedoras. Paulus.
18. BOWKER, John. Deus, uma Breve História. Globo.
19. BOWKER, John. Para Entender as Religiões. Ática.
20. CALDWELL, Taylor. Médico de Homens e de Alma. Record.
21. CAMPBELL, Joseph. Tu és isso- Transformando a Metáfora Religiosa. Madras.
22. CARAVIAS, José Luís e Souza; BARROS, Marcelo de Barros. Coisas da Bíblia – Guia Bíblico para as Comunidades Eclesiais. Paulinas.
23. CARNIATO, Maria Inês. Coleção Ensino Religioso Fundamental.
24. CAPRA, Fritjof. O Tao da Física. Cultrix.
25. CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário dos Símbolos. José Olympio.
26. CLÉMENT, Catherine. A Viagem de Theo. Companhia das Letras.
27. CODINA, Victor. Quarenta novas Parábolas. Paulus.
28. DEBRAIS, Régis. Deus: Um Itinerário. Companhia das Letras.
29. DEMANT, Peter. O Mundo Muçulmano. Contexto.
30. ECO, Humberto; MARTINI, Carlo Maria. Em que Crêem os que não Crêem? Record.
31. ELIADE, Mircea. Mito do Eterno Retorno. Ed. Mercúrio.
32. ELIADE, Mircea. O Sagrado e o Profano. Martins Fontes.
33. Ensino Religioso e Cidadania – Textos e Dinâmicas – Mundo Jovem – EDIPUCRS.
34. Ensino Religioso – Capacitação para um Novo Milênio – 12 fascículos – FONAP.
35. FARIAS, Jacir de Freitas. As Origens Apócrifas da Cristianismo. Paulinas.
36. FEILER, Bruce. Pelos Caminhos da Bíblia – Uma viagem através do Antigo Testamento. Sextante.
37. FREEMAN, Laurence. Jesus, o Mestre Interior. Martins Fontes.
38. FRANCIA, Alfonso; OVIEDO, Otília. Educar Através de Fábulas. Paulus.
39. FRANCIA, Alfonso. Educar com Fábulas. Ave-Maria.
40. FRANCIA, Alfonso. Educar com Parábolas. Ave-Maria.
41. GAARDER, Jonstein e outros. O Livro das Religiões. Cia. das Letras.
42. GONZÁLEZ, Miguel. Você não é uma Ilha – Dinâmicas de grupo. Paulinas.
43. Grandes Mestres – Sabedoria Milenar Hoje – Mercuryo
44. Histórias que Ensinam - Equipe da Missão Jovem - Mundo e Missão
45. HUXLEY, Aldous. A Filosofia Perene. Cultrix.
46. JORDACK, Dora M. Religiões do Mundo (10 livretos). Ed. BrasiLeitura / TodoLivro.
47. JUNG, Carl Gustav. Psicologia e Religião. Vozes.
48. KRISHNAMURTI, J. O Verdadeiro Objetivo da Vida. Cultrix.
49. KUCHENBECKER, Valter. O Homem e o Sagrado. Ed. da ULBRA.
50. KÜNG, Hans. Religiões do Mundo: Em Busca dos Pontos Comuns. Verus.
51. LOPES, Wilson; MAGNAVITA, Mônica. Evangelho e Saúde. Mercuryo.
52. LUBICH, Chiara. Ideal e Luz – Pensamento, espiritualidade , mundo unido. Brasiliense e Cidade Nova.
53. MACCARI, Natalia. Vivendo e Convivendo – Dinâmicas de grupo. Paulinas.
54. MAIN, John. O Dalai Lama Fala de Jesus. Ed. Fisus.
55. MARCHON, Benoit; KIEFFE, Jean François. As Grandes Religiões do Mundo. Paulinas.
56. MARITAIN, Jacques. Por um Humanismo Cristão. Paulus.
57. MÁXIMO, São. Centúrias sobre a caridade. Landy Editora.
58. MAYER, Canísio. Viver e Conviver – Dinâmicas e textos para diferentes momentos. Paulus.
59. MENSINGER, Michael. Islamismo. Ed. Otto Kuhr.
60. MILAGRO, Alfonso. Os Cinco Minutos de Deus – Meditações para todos os dias do ano. Ave Maria.
61. MILES, Jack. Cristo – Uma Crise na Vida de Deus. Companhia das Letras.
62. OLENIKI, Marilac Loraine; DALDEGAN, Viviane Mayer. Encantar. Vozes.
63. OLIVEIRA, Ivani de; MEIRELLES, Mário. Dinâmicas para Encontros de Jovens. Paulinas.
64. OLIVEIRA, Ivani de; MEIRELlES, Mário. Histórias para Encantar. Paulinas.
65. PAULY, Evaldo. Fé?! Qual é?! O Jovem e a Fé Cristã. Sinodal.
66. PRANDI, Reginado. Mitologia dos Orixás. Companhia das Letras.
67. PRENEY, Julio Marvizón. O Santo Sudário – Milagrosa Falsificação? Mercuryo.
68. RANGEL, Alexandre (Org.). As mais Belas Parábolas de Todos os Tempos. Ed. Leitura.
69. REBELLATTO, Germano. Coletânea de Mensagens – La Salle.
70. Redescobrindo o Universo Religioso – (Livro didático- Ensino Fundamental) – Vozes.
71. Revista das Religiões – O Mundo da Fé (mensal) – Editora Abril.
72. Revista Diálogo – Revista do Ensino Religioso (trimestral) – Paulinas – SP.
73. RIBEIRO, Sandra Ferreira. Ecumenismo: Simples Tolerância ou um Estilo de Vida. Cidade Nova.
74. RICHARDS, Larry. Milagre Explicado. United Press.
75. RODRIGUES, Jader; OSMANDO, José. Dinâmicas de Reflexão e Convivência. Ave-Maria.
76. SCHMITT, Eric-Emmanuel. Trilogia do Invisível (Milarepa, seu Ibraim e as Flores do Corão e Oscar e a Senhora Rosa). Nova Fronteira.
77. Sede de Deus: Orações do Judaísmo, Cristianismo e Islã . Ed. Vozes.
78. SHAKER, Arthur. A Travessia Budista da Vida e da Morte . Gryphus.
79. SILVA, João Artur Muller da (Editor). Vinte e Duas Perguntas & Respostas da Fé. Sinodal.
80. SILVA, Maria José Borges Lins e. Cantando o Amor o Ano Inteiro. Paulinas.
81. SMITH, Huston. Por que a Religião é Importante. Cultrix.
82. STOLL, Sandra. Espiritismo à Brasileira. Edusp/Orion.
83. TERRIN, Aldo Natale. Introdução ao Estudo Comparado das Religiões. Paulinas.
84. Todos os Jeitos de Crer –Moderna.
85. TOILLIER, Osvino (Org.). Cem Histórias de Vida e Sabedoria – Sinodal.
86. TOILLIER, Osvino. Trilhos e Trilhas. Sinodal.
87. TOILLIER, Osvino (Org.). Um Ohar para o Vale – 1, 2 E 3. Sinodal.
88. Uma História de Deus – Quatro Milênios de Busca do Judaísmo, Cristianismo e Islamismo – Companhia das Letras.
89. VIAN, Dom Itamar; COLOMBO, Frei Aldo. Abrindo Caminhos – Parábolas e reflexões. Paulinas.
90. Vivendo e Aprendendo –Histórias para o dia-a-dia – Equipe da Missão Jovem - Mundo e Missão.
91. VOLTAIRE. Deus e os Homens. Martins Fontes.
92. WANTUIL, Zeus. As Mesas Girantes e o Espiritismo. FEB.
93. WESCHENFELDER, Celina H. (org). Mensagens para o Ano Todo – 1 E 2. Paulinas.
94. WILGES, Irineu. Cultura Religiosa. Vozes.
95. WILKINSON, Philip. O Livro Ilustrado das Religiões. PubliFolha.
96. WITT, Maria Dirlane e outros. Confio em Ti, Senhor! – Orações para Jovens. Sinodal.
97. ZACHARIAS, Ravi. Por que Jesus é Diferente. Mundo Cristão.


Sugestão de filmes:
A Cruzada – Diferenças religiosas
Aos Treze ( Drogas)
Auto da compadecida ( religiosidade brasileira)
A Vila ( fuga da realidade)
A vida é bela- ( esperança)
Bang. Bang, você morreu ( violência na escola)
1492 -A invasão do paraíso – Invasão do Paraíso
Casamento Grego- Diferenças
Corrente do Bem – Tema: Solidariedade
Clube do imperador – Ética
Chocolate – Diferenças étnicas
Deus é brasileiro ( imanência de Deus)
Diário de adolescente- ( drogas)
Diário de uma paixão- ( amor- velhice)
Diário de motocicleta – ( construção da identidade)
Gataca- ( Bioética)
Íris ( Doença de Alzheimer)
Lutero- Reforma da Igreja
Mar adentro ( eutanásia)
Menina de Ouro ( relações inter-pessoais; morte)
Meu nome é Rádio – Inclusão
Minha vida sem mim- Morte
O jardineiro fiel- Bioética
Patch Adams- O amor é contagioso ( amor- solidriedade)
Quando um homem ama uma mulher- ( alcoolismo)
Sorriso de Monalisa – Mulher
Tráfico- ( comércio de drogas)
Tempo de recomeçar – ( reencontrar-se)
Um amor para recordar - ( ver além das experiências)

Comissão do Ensino Religioso da Rede Sinodal de Educação
P. Bertilo Schneider – C. E. M. Pastor Dohms- Porto Alegre
P. Carlito Gerber – Instituto de Educação Ivoti- Ivoti
Prof. Édio Felberg – Colégio Sinodal do Salvador - Porto Alegre
P. Júlio Adam – Instituição Evangélica Novo Hamburgo - Novo Hamburgo
Profª Marguit Goldmeyer – Rede Sinodal de Educação
Profª Marlene Ritter Büllow – C. Sinodal Barão Rio Branco - Cachoeira do Sul
P. Raul Wagner – Escola Barão do Rio Branco - Blumenau


Nenhum comentário:

Postar um comentário