maio 26, 2010

Projeto Festa Junina Solidária

Envolvidos: Alunos da Educação Infantil a 8ª série, professores, pais, funcionários e equipe diretiva.
Justificativa:

Este projeto visa integrar a comemoração da festa junina com o trabalho que a escola vem desenvolvendo desde o ano passado que é o de festejar culminando em uma ação social voltada ao público mais carente de nossa cidade, procurando exercer a cidadania através de ações concretas, solidárias e participativas, em benefício e melhoria de vida.


Este projeto está dividido em quatro etapas: atividades em sala relacionadas à data, gincana envolvendo a ornamentação da escola, a confecção de colchas de retalhos e cobertores de lã, festa junina em nossa escola e a festa junina solidária com a entrega do material produzido. As duas primeiras etapas vão acontecendo ao mesmo tempo.

Objetivos:


Conhecer as características das festas juninas em diferentes regiões do país;


Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo;


Promover interesse e participação na ornamentação da escola e confecção das colchas e cobertores;


Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;


Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo;


Etapas do desenvolvimento:






1- Atividades em sala de aula




As professoras de todas as disciplinas participarão do projeto desenvolvendo atividades em sala relacionadas com a data. Cada uma também ficará responsável por uma turma para ajudar na ornamentação da escola, da sua sala e da confecção das colchas e cobertores.


De Educação Infantil a 4ª série:


Maternal: músicas, colagem, quebra-cabeça, balão com sucata, confecção de mural, recortes, dobraduras, produção de enfeites para a sala.


Jardim I: diferenças entre a zona rural e urbana, canções juninas, santos do mês, festas caipiras (antigas e atuais), brincadeiras juninas, tradição e símbolos.


Jardim II e III: cantigas juninas, culinária, enfeites (espantalho, caipira, fogueira, etc), diferenças entre a zona rural e urbana, santos juninos.


1ª série: ditado junino, quadrinhas, texto informativos sobre os santos do mês.


2ª série: pesquisa sobre a festa junina, músicas, brincadeiras, comidas e quadrinhas, santos do mês e culinária


3ª e 4ª série:  história da festa junina no Brasil, santos do mês, quadrinhas.


3ª e 4ª série:  músicas, comidas típicas, brincadeiras, origem da desta junina.






De 5ª a 8ª série:


Português e Filosofia: atitudes, respeito para o trabalho em grupo e ao homem do campo.


Matemática: confecção dos quadradinhos de lã com todas as turmas.


História: Pesquisa sobre " Festa Junina"- (histórico)


Geografia: comidas típicas das regiões brasileiras com alunos da 6ª série.


Ciências: integrar com Geografia


Ensino Religioso: santos juninos


Educação Artística: produção e confecção dos convites para a festa junina.


Educação Física: produção e ensaio das danças a serem apresentadas na festa junina.

2- Gincana:


A gincana será realizada da seguinte forma:






Formação das equipes:


1- Educação Infantil


2- 1ª e 2ª série


3- 3ª e 4ª série


4- 5ª e 6ª série


5- 7ª e 8ª série

a) As professoras responsáveis pelas equipes (regentes e coordenadoras), juntamente com seus alunos, estarão ornamentando a sala e a escola. Cada equipe fica responsável por um local:



cantina: 7ª e 8ª séries


galpão: Educação Infantil


recepção e corredor central: 1ª e 2ª séries


corredores laterais: 3ª e 4ª séries


entrada dos alunos: 5ª e 6ª séries

Observação: os enfeites deverão ser colocados no dia 30 de maio. É necessário deixar alguns enfeites prontos para o dia da festa. Cada equipe deverá fazer um, ou mais, cartaz(es) convidando o público para a festa (que deverá estar pronto na mesma data).


b) Os convites ficarão sob responsabilidade da professora de Artes, com os alunos, que deverão ser enviados no dia 02 de junho.


c) Em relação às colchas e cobertores:


Arrecadar retalhos de tecidos que serão costurados e transformados em colchas.


Arrecadar restos de lãs e fazer quadradinhos de tricô e/ou crochê que serão transformados em cobertores.






Todo este trabalho poderá ser realizado em parceria com mães, avós, tias e, principalmente, com os próprios alunos. As colchas e cobertores deverão ter as seguintes medidas: 1,20 m na largura e 2,00 m no comprimento.

Os pontos da gincana serão computados da seguinte forma:


50 pontos para a sala enfeitada com originalidade e criatividade até o prazo determinado;


50 pontos para o ambiente enfeitado com mais criatividade e dentro do prazo determinado;


10 pontos para cada cartaz confeccionado, sendo 05 para a originalidade e 05 para a criatividade;


100 pontos para cada colcha produzida na medida estabelecida;


200 pontos para cada cobertor tricotado na medida estabelecida;


10 pontos para cada mãe, tia, avó que estiver participando do trabalho na escola;


50 pontos para a montagem e apresentação de uma dança junina;


02 pontos para cada participante da dança;


Obs: na semana da festa junina haverá provas surpresas.

Premiação: um passeio surpresa.


ENTREGA DAS COLCHAS E COBERTORES:


Será feito a idosos carentes de uma comunidade a ser escolhida.

FESTA JUNINA NA ESCOLA:


Será realizada na escola, no dia ---- de junho de -------. Terá início às 17:00 horas. Nesta festa teremos barracas com brincadeiras, como pescaria, jogo da argola, barraca surpresa, correio elegante, barracas com comidas típicas, apresentações das danças, bingo. A ornamentação da festa será realizada no dia 07 pela manhã e deverá contar com a participação das famílias, professores e alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário