junho 15, 2009

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

O desenvolvimento cognitivo é processo interno, mas pode ser observado e "medido" através das ações e verbalização da criança. Envolve : O processo de pensamento incluindo as seguintes capacidades:

Compreensão de fatos que ocorrem a sua volta;
percepção de si mesmo e do ambiente;
percepção de semelhanças e diferenças;
memória;
execução de ordens;
compreensão de conceitos de cor;
compreensão de conceitos de forma;
compreensão de tamanho;
compreensão de espaço;
aquisição de conceitos e o estabelecimento de relações entre fatos e conceitos;
compreensão de tempo e a relação dos conceitos entre si.


Idade : 5 a 6 anos

- Desenha gravuras simples
- casa, homem, árvore.
- Recorta e cola formas simples.
- Copia letras maiúsculas, grandes, isoladas em qualquer lugar do papel.
- Capaz de copiar letras pequenas.
- Escreve o seu nome.
- Colore obedecendo contornos.
- Capaz de cortar gravura de revista sem sair muito do contorno.
- Copia desenhos complexos.



O sucesso começa em casa

“Conversar com o(a) seu(a) filho(a) é um bom começo.
Ouvir o problema é meio caminho para se chegar a uma solução satisfatória.
É recomendável ter um tempo disponível para contar ao seu(a) filho(a) as histórias da família. Conhecer as histórias dos antepassados estreitar os laços de amizade e a confiança entre pais e filhos.
Ajudar o(a) seu(a) filho(a) a organizar um horário para o estudo.

Quem organiza o próprio tempo, tem mais chances de aprender. Isto ajuda na concentração.
Arrumar um espaço adequado para seu(a) filho(a) estudar. Não precisa ser grande, mas deve ser tranquilo.
As crianças adoram assistir à televisão, mas isso não deve ser exagerado. Televisão demais toma o valioso tempo destinado à leitura. Estimule o(a) seu(a) filho(a) a utilizar a biblioteca da escola e da cidade.
Elogiar e estimular os avanços do(a) seu(a) filho(a) é uma ótima maneira de demonstrar seu interesse pelos estudos dele(a).
Estudar e brincar são duas ações importantes, mas é preciso ajudar o(a) seu(a) filho(a) a dividir bem o tempo dele(a).
Conversar com os professores e participar das reuniões da escola é encontrar aliados para o sucesso escolar de seu(a) filho(a).
Envolver os filhos na organização da casa, torna-os mais responsáveis: lista de compras, anotações sobre as despesas de casa, bilhetes e recados são coisas que seu(a) filho(a) pode fazer.
Conhecer e atrair os amigos de seu(a) filho(a) é um bom começo para organizar grupos de estudos e tornar a aprendizagem dele(a) mais interessante.
Não ameaçar nem amedrontar, e jamais bater no seu(a) filho(a), porque o rendimento escolar não anda bem. Apoiá-lo(a) e ajudá-lo(a) nas dificuldades é a melhor solução.
Beijar e abraçar seu(a) filho(a) quando este for para a escola, e recebê-lo(a) sempre de braços abertos.
Com hábitos simples que podem ser aplicados desde cedo em casa ou na escola, você pode resolver um dos maiores problemas entre os jovens: O Hábito da Leitura.
A coisa mais simples e também a mais importante que os adultos podem fazer para ajudar as crianças na fase da Pré ou Alfabetização, a criarem o hábito de buscarem o conhecimento do qual elas irão precisar, para serem bem sucedidas na vida pessoal e profissional, é simplesmente ler alto para elas, começando com isto desde cedo.
A habilidade para ler e entender o que está escrito capacita as crianças a serem auto-suficientes, a serem melhores estudantes, mais confiantes, levando-as desse modo às melhores oportunidades na vida profissional e a uma vida mais divertida, tranquila e agradável.
Veja a seguir, As nove pequenas coisas que os pais, avós, professores e outros parentes dispostos a ajudar, podem fazer par auxiliar as crianças a aprenderem e a criar o gosto pela leitura.

1. Leia em Voz Alta, para seu filho diariamente. Do nascimento até os seis meses, ele provavelmente não vai entender nada do que você está lendo, mas tudo bem assim mesmo.A ideia é que ele fique familiarizado com o som de sua voz e se acostume a ver e a tocar em Livros.

2. Para começar, use Livros Ilustrados sem textos ou com bem poucas palavras. Aponte para as cores e figuras e diga seus nomes. Livros simples podem ensinar a criança coisas que mais tarde vão ajudá-la a aprender a ler. Por exemplo, ela aprenderá sobre a estrutura da linguagem - que existem espaços entre as palavras e que a escrita vai da esquerda para a direita.

3. Conte Histórias. Encoraje sua criança a fazer perguntas e a falar sobre a história que acabou de ouvir. Pergunte-lhe se pode adivinhar o que vai acontecer em seguida conforme for contando a história, com os personagens ou coisas da trama. Aponte para as coisas no livro que ela possa associar com o seu dia a dia. “Veja este desenho de macaco. Você lembra do macaco que vimos no Circo?”

4. Procure por Programas de Leitura. Se você não for um bom leitor, programas voluntários ou governamentais, na sua comunidade ou cidade, voltados para o desenvolvimento da leitura, lhe darão a oportunidade de melhorar sua própria leitura ou então ler para seu filho. Amigos e parentes podem também ler para seu filho, e também pessoas voluntárias que na maioria dos centros comunitários ou outras instituições estão disponíveis e gostam de fazer isso.

5. Compre um Dicionário Infantil. Procure por um que tenha figuras ao lado das palavras. Então comece a desenvolver o hábito de brincando com a criança, provocá-la dizendo frases tais como: “Vamos descobrir o que isto significa?”

6. Faça com que Materiais de Escrever, tais como lápis, giz de cera, lápis coloridos, canetas, etc., estejam sempre disponíveis e a vista de todos.

7. Procure assistir programas Educativos na TV e Vídeo. Programas infantis onde a criança possa se divertir, aprender o alfabeto e os sons de cada letra.

8. Visite com frequência uma Biblioteca. Comece fazendo visitas semanais à biblioteca ou livraria quando seu filho for ainda muito pequeno. Se possível cuide para que ele tenha seu próprio cartão de acesso e empréstimo de livros da biblioteca. Muitas bibliotecas permitem que crianças tenham seus próprios cartões personalizados com seu nome impresso, caso ela queira, exigindo apenas que um adulto seja o responsável e assine por ela.

9. Leia você mesmo. O que você faz serve de exemplo para o seu filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário