junho 04, 2009

"GRANDES PENSADORES"

ATUAL HÁ 100 ANOS- As idéias deste americano ainda são um ideal a alcançar em muitas salas de aula .

JOHN DEWEY

(1859-1952)

Nasceu em Burlington, uma pequena cidade agrícola do estado americano de Vermont. Escreveu sobre filosofia e Educação, além de Arte, Religião e Política.
a filosofia deweyana remete a uma prática docente baseada na liberdade do aluno para elaborar as próprias certezas, os próprios conhecimentos, as próprias regras morais. Isso não significa reduzir a importância do currículo ou dos saberes do educador.
Para Dewey, o professor deve apresentar os conteúdos escolares na forma de questões ou problemas e jamais dar de antemão respostas ou soluções prontas.
Em lugar de começar com definições ou conceitos já elaborados, deve usar procedimentos que façam o aluno raciocinar e elaborar seus próprios conceitos para depois confrontar com o conhecimento sisitematizado. Pode afirmar que todas as teorias mais modernas da didática, como o CONSTRUTIVISMO e as bases teóricas dos Parâmetros Curriculares Nacionais, têm inspiração nas idéias desse pioneiro educador americano.

Para Dewey, "o aprendizado se dá quando compartilhamos experiências e isso é possível num ambiente democrático, onde não haja barreiras ao intercâmbio de idéias". O objetivo da escola deveria ser ensinar a criança viver no mundo, pois as crianças não estão em um certo momento sendo preparadas para a vida e, em outro, vivendo.

A educação então é uma constante reconstrução da experiência.

REFLETINDO...

Umas das principais lições legadas por John Dewey é a que , não havendo separação entre a vida e educação, esta deve preparar para a vida, promovendo seu constante desenvolvimento.
Como ele diz, "as crianças não estão num dado momento, sendo preparadas para a vida e, em outro vivendo."
Então qual é a diferença entre preparar para a vida e preparar para passar de ano? Como preparar os alunos que têm vidas tão diferentes entre si e que, provavelmente, terão também futuros distintos?

(Priscila Ramalho- Revista Nova Escola/2003)

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