julho 21, 2009

Desenvolvimento Motor Perceptivo -II


As habilidades visual-perceptivas em crianças são restritas se comparadas às dos adultos. Esse processo não é totalmente inato, portanto quanto mais experiências de aprendizado motor perceptivo tiverem mais fácil será desenvolver certa plasticidade de reação à várias situações motoras. Restrições ambientais podem atrasar o aprendizado motor-perceptivo das crianças.Percepção significa saber ou interpretar informações, é o processo de organizar informações novas com informações já armazenadas, o que leva a um padrão de reação modificado.O desenvolvimento motor perceptivo pode ser descrito como um processo para se obter especialização crescente e habilidade funcional que funciona em um ciclo:Informações sensoriais - recepção de estímulos (visuais, auditivos, táteis...)Integração sensorial - organização desses estímulos na memória.Interpretação motora - tomada de decisão baseada na combinação de informações presentes e da memória.Ativação motora - execução do movimento.Re-informação - avaliação sensorial do ato motor, retornando as informações e iniciando o ciclo.

Um comentário: